Maringá completou 75 anos em 2022. Desde sua fundação a cidade adotou diferentes identidades, começando por ‘Cidade Canção’. Sucesso nas rádios nos anos de 1930, a música ‘Maringá, Maringá’ de Joubert de Carvalho tinha forte apelo popular, fato que contribuiu para constituição do nome da cidade. Para manter esta tradição, até hoje acontece o Festival de Música Cidade Canção (FEMUCIC), com objetivo de promover a musicalidade brasileira na região.
Você com certeza já deve ter ouvido que Maringá é uma ‘Cidade Planejada’. Além da questão musical, sua origem também envolve a venda de lotes promovida pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Desde o início a cidade cresceu com base na comercialização de terras de tal modo que seu crescimento ocorresse de forma estruturada. Avenidas largas, diversas rotatórias, incentivo ao comércio e serviço em detrimento à indústria e forte parceria entre a iniciativa pública e privada são elementos que alimentam esse perfil de cidade planejada.
‘Cidade Verde’ ou ‘Cidade Arborizada’, tenho certeza de que você já ouviu. Essa característica é vibrante, quem chega à cidade logo se depara com praças, parques e ruas rodeadas de grandes e lindas árvores. Inclusive, muitos prêmios já foram concedidos à cidade por manter essa vivacidade, motivo de orgulho para os maringaenses.
Também não é de se negar a quantidade de universidades e faculdades presentes por aqui, daí vem mais uma identidade, ‘Cidade Universitária’. Existem milhares de estudantes que vieram de outras cidades e estados para Maringá com intuito de estudar e depois voltar para suas cidades ou ir para grandes centros. No entanto, acabaram criando raízes, constituindo empresas e formando famílias. Eu sou um desses.
Mais recentemente o título de melhor cidade para se viver tem trazido à cidade a imagem de local seguro, com economia ativa e repleta de oportunidades. Esse título tem feito com que muitas pessoas de fora, inclusive de grandes centros, escolham Maringá como a cidade para se viver. Esse movimento tem a transformado em ‘Maringá Empreendedora’, uma cidade não só para se viver, mas também para se investir e realizar negócios.
Por último, principalmente motivada pela ‘Maringá Encantada’ na época do Natal, a cidade tem buscado se posicionar como ‘Cidade Turística’. É bem verdade que não temos por aqui praias, cataratas ou monumentos históricos, mas a cidade tem buscado superar esse obstáculo e levantar essa bandeira de outras formas. Não só a população das cidades satélites tem Maringá como destino turístico, pessoas que viajam mais de 300 ou 400 quilômetros para conhecer o túnel de luz e andar de roda gigante têm sido cada vez mais frequente.
Qual deverá ser a próxima identidade de Maringá? Cidade moderna? Cidade inteligente? Cidade sustentável? Só o tempo dirá. Mas, uma coisa é certa, a metamorfose maringaense continuará.
Prof. Vitor Koki da Costa Nogami
Departamento de Administração – DAD
Universidade Estadual de Maringá – UEM
INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | CURRÍCULO LATTES | DATAMARKET
Foto: Jonathan Santos
Comentários estão fechados.