Desempenho da Black Friday no E-commerce

Na coluna desta semana, o colunista e professor Vitor Nogami, discorre sobre o desempenho da Black Friday no E-commerce.

  • A Black Friday deste ano não alcançou os resultados esperados. De acordo com a NielsenIQ|Ebit a queda foi de 23% em relação à 2021. Já para a Neotrust a retração foi de 25%. Ambas as instituições são referência em mapear dados do comércio eletrônico no Brasil. Podemos interpretar essa queda por vários ângulos.

    Primeiro, os brasileiros focaram sua atenção inteiramente para as eleições. Com certeza a mais acirradas pós redemocratização. Com um segundo turno tenso e repercussões polêmicas, não se falou em outra coisa por meses. Até a copa do mundo ficou em segundo plano no país do futebol.

    Segundo, a própria copa do mundo que demorou para esquentar está sendo realizada fora do seu período tradicional (junho/julho). Pelo fato da temperatura no Qatar ser elevadíssima neste período, em 2022 o campeonato migrou para novembro/dezembro, tomando espaço da Black Friday na mídia e no noticiário.

    Terceiro, com o (aparente) fim da pandemia o comércio físico voltou a crescer. As pessoas passaram a frequentar as lojas novamente e parte das vendas migraram do contexto digital para o físico. Embora o hábito de compra on-line tenha crescido e se estabelecido com a pandemia, é natural que houvesse uma queda a partir do reestabelecimento do varejo físico.

    Quarto, a inflação e a taxa de juros altas desfavorecem o poder de compra da população. Com a inflação elevada os consumidores passaram a comprar menos, pois o poder de compra do dinheiro caiu significativamente. Já com a taxa de juros elevada, a capacidade de pagamento em condições de parcelamento se torna mais onerosa, seja pelo valor ou pela quantidade das parcelas.

    Para finalizar, vou colocar uma na conta das empresas, eu mesmo tentei comprar uma TV e notei que os preços não estavam atrativos em relação aos valores apresentados meses antes da Black Friday. Tentei usar um cupom, mas não obtive sucesso. Recebi a mensagem “Cupom válido apenas para compras no aplicativo”. Poxa, se a campanha é para dar descontos reais e estimular as vendas para uma queima de estoque, para que criar uma barreira com o aplicativo? Baixei o aplicativo e o cupom também não funcionou.

    Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

    Departamento de Administração – DAD

    Universidade Estadual de Maringá – UEM

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    Foto: Freepik

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