Várias pessoas sonham em criar o seu próprio negócio, realizar vendas, ser seu “próprio chefe”, criar uma empresa de sucesso. Dentre esses, entretanto, muitos não estão preparados para realmente empreender!
Não se engane, qualquer pessoa pode empreender, mas muitas não estão preparadas. A inteligência emocional é essencial para esse processo de preparação de um empreendedor.
Como a inteligência emocional é importante para os empresários? Essa é uma coisa que não aprendemos na escola e nem na faculdade, então como desenvolver essas habilidades?
Pesquisadores americanos em administração e empreendedorismo têm estudado muito sobre a relação entre o sucesso do empreendedor e a inteligência emocional. Com base em vários estudos e na observação de 65.826 empreendedores, eles descobriram que a inteligência emocional parece ser o melhor preditor de sucesso empresarial.
Aquela antiga imagem de ser um “tubarão” que fez tanto sucesso no mundo tradicional do trabalho e no mundo dos empreendedores não é mais tão bem aceita. O que importa é ter alta inteligência emocional. Gestão do stress, boa primeira impressão, percepção precisa das necessidades dos outros, entre outros.
Durante muito tempo, até mesmo na escola e na faculdade, somos incentivados a desenvolver habilidades com base nas realizações e conhecimentos, como gramática, matemática, ciências, entre outros, e deixamos os sentimentos e emoções que possuem um forte impacto sobre nós, nossas ações e motivações.
A inteligência emocional é isso: a capacidade e habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e lidar com eles. A inteligência emocional nos permite administrar períodos de estresse intenso, estar aberto às ideias dos outros, desenvolver a empatia, além de manter-se motivados e positivos.
Desenvolver essa habilidade se tornou essencial, por não só permitir lidarmos bem com as questões que envolvem o sucesso e o fracasso do nosso negócio, mas também para nos permitir descartar, entre outras coisas, depressão, esgotamento e conflitos que tiram a nossa energia e dificultam focar no sucesso da empresa em si.
Trabalhar a sua inteligência emocional é aprender que as suas emoções podem trabalhar a seu favor e podem melhorar seus resultados e o crescimento da sua empresa.
Empreender é uma montanha-russa emocional, principalmente em tempos de crise, por isso essa habilidade é tão requisitada para o sucesso de um empreendedor. Daniel Goleman escreveu em 1995 uma obra de referência intitulada “inteligência emocional”.
Ele relaciona a inteligência emocional com a esfera do trabalho e identifica 5 eixos principais que são:
- A autoconsciência e a capacidade de compreender as próprias emoções. Ouça seus sentimentos e lide com as decepções, frustrações, raiva, tristeza, alegria excessiva, entre outros, exercite seu autoconhecimento;
- Autorregulação ou autocontrole, capacidade de não só reconhecer suas emoções, mas também de saber qual é o momento certo para expressá-las ou para contê-las;
- Motivação interna, a capacidade de se automotivar para focar na ação e em conquistar todas as metas e objetivos que você deseja para a sua empresa;
- Empatia para compreender o que os outros sentem e respeitar os sentimentos alheios, além de compreender a perspectiva das outras pessoas;
- Habilidades sociais, liderança, interação, trabalho em equipe, saber lidar com outras pessoas para focar em um ponto em comum: o sucesso da empresa.
Você já percebeu que quando estamos com raiva, aborrecidos, ressentimento, irritação ou frustração, o nosso corpo dá sinais: palpitações, dor de cabeça, hiperatividade…
Essa emoção, por mais que muitas pessoas julguem como “ruim”, é necessária se for aceita e compreendida, porque assim transcrevemos essa raiva em palavras benevolentes. Inteligência emocional é entender o que se passa em nós!
Aprenda a aceitar seus sentimentos, desenvolver suas habilidades e focar na inteligência emocional, uma vez que nossas emoções nos enviam sinais corporais intensos quando as experimentamos, a inteligência emocional nos permite detectá-las e tomar consciência do que está acontecendo dentro de nós quando experimentamos uma emoção forte.
Sucessos e fracassos sempre acontecem em nossa vida, momentos bons e ruins, cabe a nós desenvolver a nossa inteligência emocional para direcionar nossa energia para o sucesso ou para o fracasso, para a oportunidade ou para a desistência.
Um dia você ainda vai olhar para trás e ver que os problemas eram, na verdade, os degraus que te levaram à vitória.
Foto: Freepik / Imagem criada por @lookstudio
Comentários estão fechados.