Espetáculo
O Teatro do Alvorecer faz hoje a última apresentação do espetáculo “Eleonora ou A corrida pelo fim”. É às 20h no Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181), com entrada gratuita e classificação livre (recomendada para todos os públicos). Os lugares são limitados a 60 pessoas.
Viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti, a peça tem direção de Douglas Kodi, que também está no elenco ao lado de Elton Bittencourt, Kênia Bergo, Mateus Moscheta e Thayse Mochi; o elenco de apoio Lucas Zago e Vinícius de Brito e os músicos Caio Henrique Alves e Gabriel Camargo.
A história se passa em um universo pós-apocalíptico em que toda a natureza foi destruída pelo Imperador e sua Guarda Imperial. No meio dessa Terra de guerras e cinzas, existe um local pacífico chamado de Vale de Prata, onde mora a grande maga do vento, Amana, e sua discípula Eleonora. A jovem guerreira recebe a missão de levar o último livro da humanidade até a Biblioteca da Ilha do Vento, pois este livro é capaz de alterar o passado de quem o utiliza. Nessa jornada repleta de magia, de luz e de sombra, Eleonora terá que enfrentar diversos perigos, contar com ajudas inesperadas e fugir de uma das capitãs do Imperador, a cruel Baronesa, para encontrar a coragem em seu coração e levar o objeto mágico até a Ilha do Vento.
Festival
O Centro Cultural Sucena, considerado ponto de Cultura em Maringá, convida a comunidade para a inauguração de sua nova sede no dia 18/11 às 19h30.
Localizado na Av. São Judas Tadeu, 1885, no Conjunto Hermann Moraes de Barros, o espaço deve abrigar aulas e eventos do Grupo Sucena, relacionados à cultura popular e suas mais variadas manifestações.
Inclusive, o grupo realiza de forma independente o Festival de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira entre os dias 18 e 20 de novembro. Haverá rodas de capoeira, batizado, troca de graduações, oficinas de capoeira, Jongo e samba de roda e a presença de diversos convidados. Informações e inscrições por meio dos telefones (44) 99721-3299/9995-2885.
Circuito
Produzido com recursos do Prêmio Anicetto Matti, o I Circuito DOBRA de Arte Contemporânea está aberto para visitação no CAC Márcia Costa (Centro de Ação Cultural de Maringá) até o dia 10 de dezembro, com visitação de segunda à sexta das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h e aos sábados das 10h às 17h.
Com um conjunto de 15 obras produzidas por 11 artistas residentes em Maringá e 2 artistas residentes em Porto Alegre, a exposição também realizará conversas sobre o processo de curadoria e acompanhamento artístico, assim como oficinas de criação de portfólio e práticas de mediação cultural.
A exposição contou com acompanhamento artístico de Milla Jung e curadoria de Paula Luersen, apresentando a pesquisa artística desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos pelo DOBRA – Grupo de Pesquisa e Experimentação em Arte Contemporânea, Educação e Diferença, coordenado pela também idealizadora do projeto Roberta Stubs.
Também serão realizadas outras atividades:
- 19/11, às 10h – Oficina de portfólio com Amanda Fahur;
- 10/12, às 15h – Finissage e conversa entre artistas com Milla Jung.
Siga o Instagram da exposição: @d.o.b.r.a.
Oficina
O mesmo projeto que viabilizou o espetáculo “Eleonora ou A corrida pelo fim” também ofereceu três oficinas e três contações de histórias em escolas. A oficina “O ator como atleta da imaginação” será ministrada por Douglas Kodi no dia 20/11. Veja abaixo mais detalhes:
Oficina “O ator como atleta da imaginação” com Douglas Kodi
- Dia 20/11 das 14h às 17h
- Local: Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181)
- 15 vagas para artistas e não artistas interessados em teatro
As inscrições podem ser feitas através deste link.
Sinopse: A oficina parte do pressuposto de que a imaginação é um músculo e o ator é o atleta que usa de tal musculatura para articular o tempo e o espaço da cena. Nessa breve e intensa experiência vamos encontrar e apresentar meios para “exercitar o vigor da imaginação”.
Todas as informações são divulgadas no instagram: @teatrodoalvorecer.
Sibipiruna
O Coletivo Sibipiruna realiza neste sábado, dia 19, mais uma edição da feira que reúne marcas autorais e independentes da cidade e região. Desta vez, o evento será ao ar livre na Praça dos Expedicionários, aquela praça que tem um coreto, na zona 5, próximo ao bar Smash It. O evento é das 11h às 19h, é só passar por lá e conferir.
Convite ao Cinema
Neste sábado, 19 de novembro, o projeto Convite ao Cinema exibe gratuitamente o filme “Pacto Sinistro” (EUA/1951), de Alfred Hitchcock. Será às 20h no Auditório Hélio Moreira (Av. XV de Novembro, 70, anexo à Prefeitura). A classificação é 14 anos.
O Convite é uma realização da Secretaria de Cultura de Maringá, com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo. Após o filme, há um debate entre os interessados. Sobre o filme, Campagnolo comenta:
“Guy Haines (Farley Granger) é um tenista famoso que deseja se divorciar de sua mulher, Myrian (Kasey Rogers), para poder se casar com Ann Morton (Ruth Roman), filha de um senador. Myrian, que está grávida de outro homem, não vai facilitar para Guy. Numa viagem de trem, ele conhece o misterioso e afetado Bruno (Robert Walker). Conversa vai, conversa vem, Bruno propõe um plano. Ou melhor, um crime perfeito. Ele mataria Myrian e, em troca, Guy mataria o pai de Bruno, com quem tem problemas de relacionamento (!). Guy, louco pra se livrar de Bruno, finge achar a ideia bastante divertida. Quando chega à sua estação, deixa, no entanto, seu isqueiro no acento do trem. E depois…bem, depois o senhor Hitchcock irá, puritanamente, brincar com o espectador de forma eletrizante (com um roteiro levemente baseado na grande Patricia Highsmith – de “Carol” e “O Talentoso Ripley”), com algumas das mais antológicas cenas do cinema, um suspense que se mistura ao noir em contrastes admiráveis de luz e sombras (na fotografia excepcional de Robert Burks), a questão do falso culpado, as duplicações e uma tensão sexual inesperada – mas não muito. Afinal, Hitchcock sempre esteve afeito às pulsões entre fantasia, culpa e pecado. E seu virtuosismo no campo da imagem e do som é realmente uma maravilha para evidenciar tudo isso. No final, uma das grandes cenas de Hitchcock, com uma simbologia muito ousada e deveras arrepiante. Para ficar no clichê: um filme de mestre. Muito divertido!!!”
Câmeras
O videomaker e produtor cultural Felipe Halison, da IDX Pro, vai ministrar um minicurso sobre “Introdução às câmeras de fotografia e vídeo”. Será no dia 10 de dezembro, às 14h, no Ateliê Culturama (Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147). A carga horária é de 4h, incluso coffe-break. Não é necessário possuir câmera profissional, mas é importante levar um celular ou câmera amadora para as atividades práticas.
O minicurso vai custar R$ 120 e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através deste link.
Tercilio
Foi lançado no YouTube no último dia 15 o DVD “A música de Tercilio Men”, com direção geral de Jean Michel e coordenação de Édipo Leandro. O projeto, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, traz o repertório autoral do mais antigo sanfoneiro da região ainda em atividade, Tercilio Men, com 72 anos de carreira. Tem valsa, xote, vanerão, bolero e depoimentos ao longo do vídeo, já disponível para assistir gratuitamente na internet por meio do link.
Comentários estão fechados.