Olá, leitores do LiteraturaPost! Chegou novamente o dia de nosso encontro! Vamos conversar sobre literatura e técnicas narrativas?
Essa técnica, podemos supor pelo título, se trata de algo aprendido através dos países de língua inglesa. o conceito de “Yes, but” (em tradução literal “Sim, mas”) e “No, and” (em tradução literal “Não, e”)
São conceitos de construção e histórias através do conflito, ou seja, as ações da história são mais importantes e levam o enredo para frente, e não as vontades e dos desejos do protagonista. (e isso é algo muito legal e conversarmos Character Driven e plot Driven. Me cobrem para que eu não esqueça em futuros artigos)
Então, vamos lá: do que se trata essa técnica?
Seu protagonista sempre terá um dilema. E você tem sempre duas possibilidades: dar certo ou não. E deste desdobramento temos as opções “Sim, mas” e Não, e”
Vamos a partir de uma protagonista hipotética:
O sonho de Laura era passar no vestibular e fazer o ensino superior. Ela conseguiu?
Sim, mas seus pais ficaram doentes e ela teve que cancelar a sua viagem
Não, e ela percebeu, depois da decepção, que ela não queria realmente seguir aquela carreira, e se permitiu seguir a carreira de cantora.
Vamos agora partir para um tom mais fantástico com um novo exemplo?
Lilian descobriu um portal para um novo mundo no parque da cidade. Ela foi para esse novo mundo?
Sim, mas quando ela atravessou o portal, exércitos de seres daquele mundo a aprisionaram, junto com um dragão.
Não, e seres daquele outro mundo a saíram pelo portal e a perseguir ela nesta dimensão, pois ela sabia do segredo deles.
Claro, essa técnica tem minúcias mais profundas, mas essa breve análise já nos mostra que toda decisão de um personagem na história tem consequências. E sempre deve haver um conflito, pois sem conflito, não existe histórias, não é verdade?
Espero que tenham gostado de conhecer essa técnica de escrita. Nos vemos no próximo LiteraturaPost
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