Teste Ergométrico

Além de ajudar a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória, o Teste Ergométrico ajuda a identificar uma série de alterações cardíacas.

  • O Teste Ergométrico, também conhecido como Teste de Esforço, é um exame realizado com o objetivo de avaliar o funcionamento cardiovascular de um indivíduo durante a realização de um esforço físico, a fim de observar o comportamento da frequência cardíaca e da pressão arterial durante a realização desse esforço. O teste é de suma importância para determinação da capacidade funcional de um indivíduo, implicando diretamente na sua liberação para prática regular de atividade física.

    Além de ajudar a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória, o Teste Ergométrico ajuda a identificar uma série de alterações cardíacas, como arritmias, insuficiência cardíaca, alterações de pressão arterial, isquemia, sopro entre outras diversas doenças coronarianas.

    Normalmente, o teste ergométrico é solicitado antes da liberação de um indivíduo para a prática de atividade física, principalmente no caso de pessoas que apresentam fatores de risco como obesidade, sedentarismo, problemas cardiovasculares e histórico de infarto. Contudo, antes de se submeter ao exame é importante que o paciente informe seu histórico completo ao médico responsável, pois o exame pode ser contraindicado para algumas pessoas, como pacientes com pressão alta descontrolada, angina instável, gestantes e em alguns casos de doença cardíaca, por exemplo.

    O Teste Ergométrico é feito em uma esteira, similar às de academia, na qual o paciente precisará caminhar ou correr, utilizando roupas adequadas, leves ou esportivas. São colocados eletrodos no tórax do paciente e uma braçadeira para medir sua pressão arterial. Uma máscara também pode ser colocada para avaliar a função respiratória do paciente.

    Durante o teste, o paciente corre até alcançar a exaustão ou até o médico responsável pelo exame identificar algum sinal que indique que o exame deve ser interrompido, como queda ou elevação da pressão arterial e falta de ar. Existem diferentes tipos de teste, mas em geral o paciente começa o esforço caminhando por cerca de 5 minutos, aumentando progressivamente a velocidade e a inclinação da esteira após esse tempo, enquanto o cardiologista registra a atividade cardíaca de acordo com cada mudança na intensidade.

    Se você deseja iniciar a prática de alguma atividade física, independentemente da sua idade, realize testes e exames com um especialista.

    Foto: Freepik / Imagem criada por @DCStudio

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.