Hoje vamos falar um pouquinho sobre a história do Tokusatsu, e vou dar uma sugestão de dar o play nessa playlist antes de começar a ler!
https://www.youtube.com/watch?v=zk4YXb_AzuA
Quem não se lembra de Flashman, Jaspion, Jiban, Jiraya … Os Tokusatsu influenciaram uma geração inteira aqui no Brasil e também no mundo, e hoje você vai ver um pouquinho, da onde ele surgiu, quais os maiores Tokusatsus e como está essa indústria nos dias de hoje.
Bom, vamos começar do começo né? O que significa Tokusatsu? O termo em japonês “tokushu kouka satsuei” significa “filme de efeitos especiais”, é um termo usado para filmes live-action (com personagens reais) e uso de efeitos especiais, essa definição fica meio “meh” mas pra se situar, é aqueles filmes e series geralmente japoneses, de monstros e super-heróis, estilo “Power Rangers”.
O Tokusatsu surgiu principalmente em resposta aos norte-americanos e seus super-heróis, logo após a segunda guerra mundial, o Japão saiu derrotado e por receio de que a cultura americana se espalhasse ainda mais pelo país, e que o nacionalismo americano tomasse conta da cultura japonesa. Assim sendo, vendo o sucesso dos heróis dos EUA desde a década de 30 que vinha crescendo, fizeram o primeiro Tokusatsu, e esse foi ninguém menos que Godzila em 1954.
Sim, o lagartão que todos conhecemos é o primeiro Tokusatsu, mesmo não tendo um super-herói para lutar contra o monstro. Da produção dele teve uma pessoa muito importante para o cenário dos Tokusatsu, Eiji Tsubaraya, que foi quem fez os efeitos especiais do filme, futuramente criou a franquia Ultraman, que é um dos maiores Tokusatsu do mundo.
E o primeiro super-herói japonês, qual foi? Foi em 1957 chamado de “Super Giant”, roduzidos pela Shintoho Company (produtora fundada por ex-diretores da Toho), foram produzidos em formato de curtas para o cinema, Super Giant era uma criatura humanoide criada a partir do aço mais forte do Conselho da Paz do Planeta Esmeralda, ele foi criado para destruir o mal e restaurar a paz no universo. Legal que ele tinha poderes como: voar, entender qualquer idioma, super força, detectar radiação (o que faz sentido para um Japão pós segunda guerra), e quando ele vem para nosso planeta ele se disfarça de um homem comum japonês, o que lembrava muito o Super Man.
O primeiro Tokusatsu para a televisão veio apenas em 1958 que o Geko Kamen (Máscara Lunar), que foi produzido pela TOEI Company, e daí para a frente nos anos 60 diversos surgiram diversos Tokusatsus, quero aqui com muito carinho lembrar de um em especifico, que meu pai falava muito e foi o primeiro Tokusatsu que veio para o Brasil, o nome é National KID em 1964.
Em 1966 estreiou o que é um marco dos Tokusatsus o Ultra Q, o primeiro Ultraman, a que hoje é a maior franquia de Tokusatsu do mundo, e lança coisas novas até hoje, se você for agora na Netflix, vai encontrar anime novo do Ultraman.
Foi em 1971 que começou o saudoso Kamen Rider, que a galera da minha idade lembra com certeza, que foi o Tokusatsu da Toei que virou uma febre, e esse fenômeno desencadeado por Kamen Rider foi chamado de “Henshin Boom” que ao invés de lutar com monstros gigantes, herança de Godzila, os heróis lutavam contra vilões de estatura humana. Vale lembrar que Kamen Rider lança novas franquias até os dias de hoje, inclusive, foi exatamente um lançamento dessa franquia que fez com que eu escrevesse essa matéria, o lançamento de “Kamen Rider Black Sun”, um Tokusatsu que saiu agora dia 28 pela Amazon Prime, o que seria uma continuação do clássico dos anos 80 que foi o “Kamen Rider Black”, se liga no trailer:
Depois dessa febre, diversos Tokusatsus foram criados até começar a era dos “Super Sentais” em 1975 com o Esquadrão Secreto Goranger, que é o caso de Flashman, Changeman, Winspector, etc.
Inclusive o nome “Super Sentai” é a uma das franquias de Tokusatsu mais famosa do mundo, feita pela Toei essa franquia veio para o ocidente com o nome de Power Rangers. E quem viveu essa época lembra como era uma febre de toda uma geração, que nostalgia!
Ainda tem diferentes nomenclaturas de acordo com o Tokusatsu e diversos outros que vieram para o Brasil e fizeram muito sucesso como Jiraya, Lion Man, Machine Man … A nostalgia e o carinho por esse gênero é gigantesca, e espero que as novas gerações conheçam o Tokusatsu e tenham o sentimento gostoso que os velhos da nossa época tem ao relembrar desses live-action.
Espero que tenham gostado de ler um pouquinho sobre a história do Tokusatsu e matar um pouquinho a saudade, vou deixá-los com esse videozinho nostálgico aqui e … Que a força esteja com você!
Comentários estão fechados.