Agenda cultural de 28/10 a 03/11

Teatro, literatura, arte e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 28 de outubro e 3 de novembro.

  • Peça

    Foto: Renato Domingos

    Hoje tem espetáculo teatral na programação do Esquenta Flim. “Dizer Lene”, de Leonardo Fabiano, será apresentado no Teatro Barracão às 20h30, de graça. O solo autoficcional traz Fabiano que, entre memórias e devaneios, tenta manter viva a figura da sua avó e outras figuras, reais ou não, para discutir assuntos como saudade, morte, lembranças e a fragilidade da vida.

    O texto é da Lua Lamberti, com direção de Ludmila Castanheira e interpretação de Libras por Francielle Lopes.

    Criança em Cena

    A quinta edição do projeto “Criança em cena”, promovido pela Forféu Atividades Artísticas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, este ano terá uma mostra de processos em lugar das tradicionais apresentações de espetáculos. O evento que normalmente finaliza o curso, dessa vez será realizado antes do encerramento do projeto, no intuito de os alunos continuarem a formação depois das apresentações. Quem tiver interesse em conhecer melhor, esse é o cronograma das apresentações, que terão interpretação em Libras:

    • Turma de 13 a 15 anos – Prof. Andresa Viotti

    Espetáculo: Mulheres Cabeças

    Dia 29/10 às 19h30 no Arena das Artes

    • Turma de 7 a 10 anos – Prof. Andresa Viotti

    Espetáculo: Brincando de Circo

    Dia 05/11 às 19h30 no Arena das Artes

    • Turma de 10 a 13 anos – Prof. Fernando Ponce

    Espetáculo: Tudo é importante

    Dia 05/11 às 19h30 no Arena das Artes

    • Turma 15 a 17 anos – Prof. Fernando Ponce

    Espetáculo: Eu sou um barco de Papel

    Dia 06/11 às 19h30 no Arena das Artes

    Flim

    Foto: Renato Domingos

    A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) vai começar. Entre os dias 2 e 6 de novembro serão diversas mesas e bate-papos literários, oficinas, contação de histórias, lançamentos literários, encontro de clubes de leitura, palestras, saraus e atrações artísticas. Entre os convidados de destaque estão Aline Bei, Daniela Arbex, Cristovão Tezza, Natália Tiemerman, Luis Cardoso e Sérgio Rodrigues.

    A 2 Coelhos Comunicação e Cultura fará o lançamento do livro “Tempos de Cléo”, de Carolina Santana, no dia 4 de novembro às 18h na base de lançamentos do CAC Márcia Costa. E no dia 5, às 16h, está na produção do Sarau da Margem, idealizado por Bruno Barra e Michele Joaquim, com Bruno e Cifra Sol como mestres de cerimônia e a participação de vários poetas locais. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está no site: https://festaliterariademaringa.com.br/

    Mostra UEM

    O curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro e o projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro promovem entre os dias 3 e 10 de novembro mais uma edição da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM. Esta é uma iniciativa semestral do curso e tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos alunos nas disciplinas da graduação, assim como as práticas realizadas no âmbito dos estágios.

    Nesta edição, a mostra receberá também o espetáculo convidado “Alguma coisa”, com o narrador de histórias e marionetista Fábio Superbi (Brasil – Portugal). A apresentação será dia 08 de novembro às 19h30.

    Todas as atividades serão no TUM (UEM, Bloco O-08). Para conferir a programação completa, acesse esse LINK.

    Afro

    Nos dias 03 e 04 de novembro acontece a 16ª Semana Afro-brasileira da Universidade Estadual de Maringá – Paraná (UEM-PR), organizada pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB). Intitulada “Somos os primeiros e não seremos os últimos”, a Semana tem por objetivo discutir as políticas para presença e permanência negra na universidade, assim como as estratégias para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial na instituição.

    Haverá palestra, mesa redonda, rodas de conversas, exibição de filmes e exposição de arte, conforme agenda:

    • Dia 03/11 (Quinta-feira)

    09h – Abertura da exposição;

    09h30 – Roda de conversa: “Fomos os primeiros e não seremos os últimos”;

    13h30 – Exibição do documentário “O primeiro coletivo da juventude negra de Maringá” produzido pelo Coletivo Yalodê-Badá;

    15h20 – Roda de conversa: “A universidade é nossa”

    19h – Apresentação cultural

    19h30 – Mesa de autoridades

    20h – Palestra: “Somos heranças dos meus ancestrais”

    • Dia 04/11 (Sexta-feira)

    14h – Roda de conversa: “Narrativas sobre o “eu cotista” na Universidade Estadual de Maringá”

    19h – Apresentação cultural

    19h30 – Leitura da carta compromisso com as cotas raciais e as políticas de inclusão e diversidade na universidade Estadual de Maringá assinada pela reitoria

    19h40 – Mesa redonda: “Cotas para a população negra na Universidade Estadual de Maringá: Gestão, acompanhamento e impactos.

    As inscrições podem ser feitas através deste link.

    Estreia

    O Teatro do Alvorecer estreia dia 4/11 às 20h no Teatro Barracão o espetáculo “Eleonora ou A corrida pelo fim”, com direção de Douglas Kodi. Além de Kodi, também estão no elenco Elton Bittencourt, Kênia Bergo, Mateus Moscheta e Thayse Mochi; o elenco de apoio Lucas Zago e Vinícius de Brito e os músicos Caio Henrique e Gabriel Camargo. Nos dias 4, 7, 8, 9 e 10 as apresentações são no Teatro Barracão e nos dias 17, 18 e 19 no Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181). A peça é viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti e a entrada é gratuita.

    Samba

    O sambista Jorge Aragão faz show em Maringá na sexta, dia 4 de novembro, a partir das 21h no Jardins de Gaia (Rua Izaura Gamba Vitórino, 530, Parque Industrial). Os ingressos já estão sendo vendidos por este LINK.

    Carioca de ascendência amazonense, Jorge começou sua carreira pelo samba como guitarrista em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1976 e foi integrante do grupo Fundo de Quintal, sendo um dos principais compositores e letristas. Com quase 30 anos dedicados inteiramente à MPB, o veterano do samba se mantém firme no mercado, apostando em uma série de CDs ao vivo.

    Jabuti

    A jovem maringaense Hada Maller é finalista do 64º Prêmio Jabuti na modalidade contos, com a obra “A ilha dos sentimentos perdidos”. O livro é resultado de um trabalho de conclusão do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, orientado pelo professor Thiago Ramari. Foi publicado de forma independente, com recursos obtidos por meio de uma campanha de financiamento coletivo (a famosa vaquinha virtual) e lançado na Flim do ano passado. Os finalistas do prêmio foram divulgados na terça-feira (25) e a próxima fase está marcada para o dia 8 de novembro.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.