Apesar de todos nós possuirmos majoritariamente as mesmas estruturas anatômicas no nosso rosto e corpo, mulheres e homens possuem diferenças importantes, principalmente no formato dessas estruturas, o que pode definir a percepção do que é “feminino” e do que é “masculino”.
Como já entendemos que alguns aspectos faciais definem a primeira impressão que as pessoas podem ter de nós, a sensação de identificar o gênero de uma pessoa também está relacionada a esses mesmos aspectos.
De forma geral, o que é feminino remete à emoção, intuição, sensibilidade e multifuncionalidade. Ligado a esses fatores, a face feminina apresenta traços menos marcados, mais arredondados e delicados (inclusive em rostos de formato quadrado). A testa mais arredondada, as sobrancelhas arqueadas, assim como o queixo mais pontiagudo e a mandíbula mais estreita e com ângulos mais abertos são traços evidentes de um rosto feminino. Além do “Top Model Look” que se caracteriza pela maçã do rosto mais inclinada, gerando o nosso querido efeito de contorno (tão explorado pelos maquiadores) e dos lábios mais volumosos.
Já o conceito do que é masculino engloba definições como força, racionalidade, individualidade e lógica. Seguindo essa linha, os homens possuem a testa mais reta, as sobrancelhas lineares, o queixo e a mandíbula mais largos e definidos e os lábios mais finos.
Fisiologicamente falando, além dos contornos ósseos, as demais estruturas do nosso rosto diferem de um gênero para outro também. A quantidade de gordura, a força muscular e, inclusive, a pele são diferentes entre homens e mulheres. Enquanto que os homens têm menos gordura, mais força nas expressões e uma pele mais espessa, as mulheres têm mais gordura, ação muscular mais amena e pele mais fina.
Todos esses detalhes podem fazer muita diferença, por exemplo, para indivíduos que estão em processo de transição de gênero, pois a Harmonização Facial, juntamente com os tratamentos hormonais, cirúrgicos e fonoaudiológicos, pode complementar e refinar essa transição em prol de um autorreconhecimento mais assertivo.
Essas mudanças faciais podem ser desejadas tanto por homens que pretendem melhorar sua imagem masculina, principalmente através de preenchimentos de mandíbula e queixo (procedimentos campeões entre os pacientes homens), quanto por mulheres que desejam ressaltar pontos femininos com o preenchimento labial e preenchimento de malar (maçã do rosto), e também pelos transsexuais a fim de adaptar a face ao restante do processo de transição.
O mais importante dentro da Harmonização Facial é fazer com que cada um se sinta bem consigo mesmo, e, por essa razão, mudanças sutís, porém importantes e poderosas, podem fazer toda a diferença em como você se vê, se admira e se ama!
Comentários estão fechados.