As Soft Skills mais valorizadas do mercado, comece a desenvolvê-las agora mesmo

As chamadas “Soft Skills” são habilidades comportamentais e sociais que são extremamente importantes para o trabalho em grupo.

  • Você já percebeu que cada pessoa possui habilidades ligadas a interação e relação com as pessoas? Essas habilidades são chamadas de Soft Skills, ou seja, habilidades comportamentais e sociais que são extremamente importantes para o trabalho em grupo.

    Quem não gostaria de ter em sua equipe uma pessoa com habilidade de comunicação, aptidão para desenvolver problemas, facilidade de se comunicar e foco para manter as atividades? Podemos dizer que as “soft skills” desse profissional são desenvolvidas.

    Essas habilidades avançadas estão cada vez mais ganhando espaço e notoriedade no mercado de trabalho, se tornando altamente requisitadas em diversas empresas para ocupar qualquer cargo. Não é para menos, afinal desenvolver uma soft skill demanda tempo e dedicação para serem colocadas em prática!

    Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado atual?

    1 – Comunicação.

    Essa é uma soft skill primordial, ser educado, saber se relacionar bem, inspirar confiança e ter fácil contato com outros setores/profissionais. A habilidade de dialogar é essencial para resolver conflitos e eliminar as divergências que prejudicam a realização das tarefas.

    2 – Criatividade

    Essencial para pessoas que querem se destacar no mercado, a criatividade também pode ser aprendida e exercitada! No livro “Roube como um artista”, o autor Austin Kleon dá dicas simples que você pode aplicar no seu dia a dia para ser mais criativo. Essa qualidade pessoal permite alimentar a propensão de um comportamento para inovar, para lidar com problemas de forma criativa sempre encontrando soluções eficazes e inovadoras.

    3 – Flexibilidade e adaptabilidade

    Se o ser humano chegou aonde está hoje em dia, foi devido a nossa capacidade de flexibilidade e adaptabilidade! Essas duas softs skills são muito importantes, principalmente no mundo contemporâneo, o qual estamos dentro de um ambiente em constante mudança (como o contexto da crise da saúde), bem como o surgimento de novas tecnologias (como a inteligência artificial), por isso os profissionais devem ser capazes de se adaptar e demonstrar resiliência.

    4 – Pensamento crítico

    O pensamento crítico é essencial para analisarmos os problemas e as oportunidades de um outro ponto de vista, além de nos permitir também dar um passo atrás em relação ao que nos rodeia. É também uma qualidade pessoal que ajuda a analisar e desafiar ideias para evoluir.

    5 – Inteligência emocional

    Como você lida com determinada situação? Em um momento de estresse e pressão você tem a tendência a ficar desmotivado e não conseguir entregar os resultados ou aceitar o desafio e dar o seu melhor?

    A inteligência emocional consiste em conhecer e controlar as próprias emoções, mas também em lidar com as dos outros. Esta qualidade é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho para saber como agir e se auto motivar em momentos mais difíceis.

    Como desenvolver essas soft skills?

    Em primeiro lugar, tenha em mente que será trabalhoso e você deverá desenvolver uma de cada vez com muito cuidado. Após isso, mensure as suas ações para ter a noção de crescimento ou decaimento. Sugiro que você escreva um pouco sobre o seu dia, algum ponto importante ou que te fez refletir e como você agiu diante aquela situação. Exemplos:

    – Comunicação: Hoje uma demanda foi passada com um ruído na comunicação, ao invés de eu conversar com a pessoa que me passou a demanda e tirar as dúvidas, eu demorei o dobro do tempo para realizar essa atividade. Como eu posso agir na próxima vez?

    – Criatividade: Tivemos um problema na execução de um projeto, como eu posso propor uma solução criativa para resolver esse problema?

    Ou ainda, tive uma ideia para um novo produto/serviço, como posso tornar a solução que vou oferecer para os meus clientes mais criativa?

    – Flexibilidade e adaptabilidade: Implantamos uma nova metodologia na empresa, o que eu posso fazer para me adaptar a essa metodologia mais rápida e colocar ela em prática?

    – Pensamento crítico: Gosto muito da frase “o pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas”. O pensamento crítico é assim, ao final do dia ao se deparar com um desafio ou uma oportunidade, responda a questão: como posso ajustar as velas e resolver esse desafio?

    – Inteligência emocional: Imagine que você recebeu um feedback negativo sobre o seu trabalho, pense em como você pode tornar isso uma motivação para dar o seu melhor ao invés de alimentar uma raiva interna de quem lhe deu esse feedback.

    A partir da mensuração de dados, podemos acompanhar o progresso de desenvolvimento e aprimoramento das “soft skills”. Outra forma interessante é buscar cursos, como os da Trianon Escola de Negócios, que vão te ajudar a desenvolver exatamente a habilidade que você deseja!

    Você tem alguma dessas soft skills? Comece a desenvolvê-las agora mesmo e veja os frutos que elas trarão para a sua carreira profissional.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @master1305

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.