Business Dictionary (Part 1/4)

Este é o primeiro dos quatro posts, das 88 expressões em inglês comumente utilizadas no Brasil no mundo empresarial.

  • Que a nossa cultura é muito influenciada pela cultura norte americana, todo mundo já sabe. Pensando no mundo corporativo isso é muito mais evidente. Quem aqui nunca usou um termo em inglês em alguma reunião do trabalho?

    Bom, isso se dá por diversas razões, uma delas é pela influência da Michigan State University que foi convidada, em 1954, pelo governo e empresariado brasileiro a desenvolver a primeira escola de Administração do país, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

    Se essa universidade parceira fosse de outro país, como por exemplo, França, Alemanha, Japão, Espanha ou Portugal, talvez, esse exagero de termos em inglês no mundo dos negócios poderia ser menor.

    No entanto, como bebemos originalmente nesta fonte dos Estados Unidos em termos de literatura para negócios, de lá para cá nosso Business Dictionary foi só aumentado.

    Separei 88 expressões em inglês comumente utilizadas em nosso país em apresentações e reuniões de negócios do mundo empresarial.

    Dividirei em 4 postagens para refletirmos e debatermos juntos todas elas. Farei as postagens da seguinte maneira:

    Semana 1: expressões que começam com as letras A e B (19 expressões).

    Semana 2: expressões que começam com as letras de C a F (26 expressões).

    Semana 3: expressões que começam com as letras de G a O (23 expressões).

    Semana 4: expressões que começam com as letras de P a Z (20 expressões).

    Segue primeira parte do Business Dictionary:

    1. Approach: Abordagem, perspectiva, enfoque.

    2. B2B (Business to Business): Transações comerciais realizadas entre empresas, sem envolver o consumidor final.

    3. B2C (Business to Consumer): Transação comercial de uma empresa diretamente com o consumidor final.

    4. Background: Conjunto de condições e circunstância. Experiências e conhecimentos passados.

    5. Backoffice: Equipe da retaguarda, responsável pela estrutura e processos da empresa, que possuem pouco ou nenhum contato com os clientes na linha de frente (frontoffice).

    6. Benchmarking: Ação de promover melhorias na sua empresa a partir de experiências e boas práticas executadas por outras empresas.

    7. Big-data: Características dos dados que possuem cada vez mais volume, variedade e velocidade.

    8. Board: Conselho diretor.

    9. Brainstorm: Tempestade de ideias, uma reunião para as pessoas lançarem suas ideias e opiniões sobre determinado assunto, sem restrições, toda ideia é bem-vinda.

    10. Brand Equity: Valor adicional que a marca agrega ao produto ou serviço e que está diretamente relacionado ao engajamento do consumidor com sua marca, envolve questões subjetivas, emocionais e às vezes intangíveis.

    11. Brand Persona: Personagem fictício que representa uma marca ou empresa, por exemplo, Lu da Magazine Luiza.

    12. Branding: Processo de planejamento e gestão da marca envolvendo todos os seus componentes tangíveis (logo, cores, nome) e intangíveis (sentimentos, emoções, expectativas).

    13. Break-even point: Ponto de equilíbrio, estágio que a empresa atinge sem ter prejuízo, nem lucro.

    14. Briefing: Dados e informações que dão suporte para criação de algum projeto.

    15. Budget: Orçamento empresarial.

    16. Burn Rate: Taxa (mensal ou anual) que os investidores precisam pagar para cobrir as despesas da empresa quando ela ainda não tem faturamento suficiente para isso.

    17. Business Intelligence – BI: Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, armazenagem, processamento, análise e leitura de dados dentro da empresa. Anteriormente conhecido como Sistema de Informação.

    18. Business Plan: Plano de negócio.

    19. Buyer Persona: Personagem fictício que representa um consumidor real da empresa, contendo características subjetivas e do estilo de vida deste consumidor, diferentemente do público-alvo que descreve as características de um grupo, a buyer persona apresenta traços individuais.

    E aí, o que achou? Faria algum complemento nesta lista? Faltou alguma expressão? Mudaria alguma coisa? Lembrando que essa semana são os termos que iniciam com a letra A e B, semana que vem continuamos nossa listagem.

    Imagem: freepik

    Prof. Dr. Vitor Nogami
    Departamento de Administração – DAD
    Universidade Estadual de Maringá – UEM

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