Principais cuidados com o uso de anabolizantes

O uso de anabolizantes deve ser feito apenas com acompanhamento médico, para não causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde.

  • O uso de esteroides androgênicos anabólicos, popularmente conhecidos como anabolizantes, é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque ao longo dos últimos anos, principalmente pelos padrões de corpo ideal que são constantemente vendidos pela mídia. Dessa forma, é comum observarmos atletas que desejam aumentar sua performance e resistência, bem como frequentadores de academia, investindo em anabolizantes como uma forma de aumentar sua massa muscular de maneira rápida. No entanto, sem indicação médica, o seu uso pode trazer graves prejuízos à saúde.

    Os anabolizantes são substâncias provenientes de testosterona, hormônio que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos, bem como na promoção das características sexuais secundárias, no aumento da massa muscular, na maturação dos ossos e no crescimento dos cabelos e pelos corporais. Assim, a composição desses produtos pode interferir no crescimento celular, na composição óssea, muscular e nos tecidos do corpo, sendo capaz de desencadear efeitos colaterais perigosos.

    Quando falamos especificamente do coração, o uso de anabolizante pode levar à hipertrofia do músculo cardíaco, um problema que pode persistir por anos, mesmo após a interrupção do consumo desses produtos. Além das complicações cardíacas, o uso dessas substâncias também podem modificar as funções do fígado, aumentar as taxas do colesterol ruim (LDL) e diminuir as do colesterol bom (HDL), levar a atrofia do órgão sexual e a paralisação da fabricação dos espermatozoides (no caso dos homens), bem como à masculinização completa das mulheres.

    A venda de produtos anabolizantes deve ser feita apenas sob prescrição médica e, por isso, para atletas que desejam aumentar sua resistência e desempenho físico, ou para quem deseja ganhar mais massa muscular e não está conseguindo alcançar o resultado esperado apenas com a prática da musculação, o acompanhamento com um médico especialista é fundamental para que o resultado pretendido seja alcançado de forma eficaz, segura e saudável.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @Drazen Zigic

    Dr. Marcelo Aguilar Puzzi
    Cardiologista e Hemodinamicista

    Comentários estão fechados.