Agenda cultural de 12 a 18/08

Teatro, música, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 12 e 18 de agosto.

  • Teatro, música, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 12 e 18 de agosto.
    Foto: Canva

    Só em Cena

    Foto: Lucas Ávila

    A sexta edição da mostra de teatro Só em Cena, realizada pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, segue até dia 21/08 com inúmeras atrações gratuitas.  Confira a programação:

    Dia 12/08/2022 – sexta-feira – 20h 

    Se essa rua fosse minha – um solo de Macaxeira

    Denise Lopes Leal (São Paulo / SP)

    Local: Espaço Solagasta (Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 181)

    Dia 13/08/2022 – sábado – 20h

    Affectus

    Vanderlei Junior (Maringá / PR)

    Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 – Jardim Brasil)

    Com intérprete de Libras

    Dia 14/08/2022 – domingo – 20h 

    Habite-me

    Carolina Garcia (Morro Reuter / RS)

    Local: Teatro Barracão

    Dia 15/08/2022 – segunda – 20h 

    Traga-me a cabeça de Lima Barreto

    Hilton Cobra / Cia dos Comuns (Rio de Janeiro / RJ)

    Local: Teatro Barracão

    Dia 17/08/2022 – quarta – 20h 

    Vaga Carne

    Grace Passô (Belo Horizonte / MG)

    Local: Teatro Barracão

    Dia 18/08/2022 – quinta – 20h 

    “O Soldado, a Tigresa e uma outra história”

    Douglas Kodi (Maringá / PR)

    Local: Arena das Artes

    Com intérprete de Libras

    De 03 a 20/08/2022

    Edifício Cristal

    Cia Incomode-te (Porto Alegre / RS)

    Visitação: das 10h às 22h no Mercadão Fratello

    Mais informações: @soemcena e @2coelhoscomunicacaoecultura.

    Agô Festival

    Está acontecendo em Maringá a segunda edição do Agô Afro Festival, evento que reúne música e culturas populares e é realizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, da Prefeitura Municipal.

    Até o final de agosto ações como uma mentoria sobre Gestão de Carreira e Cadeia Criativa, um workshop sobre Produção Cultural e Ancestralidade e uma Mostra de Curtas do Cinema Negro Brasileiro irão acontecer e as inscrições abrem a partir de 12 de agosto. Veja abaixo a programação:

    Mentoria online “Gestão de Carreira, Cadeia Criativa e Produtiva”

    Data: 19 e 20 de agosto

    Inscrições disponíveis a partir do dia 12 de agosto

    Circuito de curtas Griot de cinema negro por Cartografia Filmes (PR) e Roda de Conversa com mediação de Sara Araújo (PR)

    Data: 24 de agosto

    Local: Coletiva Multicultural

    Workshop online Produção Cultural e Ancestralidade

    Data: 25 de agosto

    Palestrante: Brenda Oyatundê

    Horário: 18h30

    Inscrições disponíveis a partir do dia 12 de agosto

    Mês da Música

    Foto: Tercílio Men

    A Secretaria de Cultura está realizando ações culturais relacionadas ao Mês da Música, obedecendo a lei nº 15382/2019. A programação dos próximos dias é a seguinte:

    12/08 – A música de Tercílio Men – Às 20h30, com Tercílio Men, Jean Michel e Édipo Leandro, no Centro de Ação Cultural (CAC)

    13/08 – Música em todos os lugares – Às 10h, com Centro Musical Morimoto, na Praça Farroupilha

    13/08 – Show Nacional – Na Madrugada com o Julião Boêmio, às 21h no Teatro Barracão

    Convite ao Cinema

    Neste sábado o Convite ao Cinema presta homenagem à Marilyn Monroe e exibe o filme “Quanto mais quente melhor” (1959), de Billy Wilder.

    Nas palavras do curador e coordenador Paulo Campagnolo: “Ela foi e continuará sendo sempre o maior ícone do cinema americano. A mais pop das estrelas de Hollywood e cuja vida atribulada não a relegou ao ostracismo. Ao contrário, ajudou a fundar o mito, entre polêmicas e até teorias de conspiração sobre a sua morte. Ela se foi jovem, aos 36 anos, no dia 05 de agosto de 1962 – num desses casos que, de tempos em tempos, são revisitados para potencializar ainda mais sua trajetória repleta de episódios curiosos, e outros nem tanto. Se sua imagem continua vívida e única, mesmo entre aqueles que jamais viram qualquer filme seu, o seu trabalho como atriz precisou de muito tempo até ser levado à sério – porque a mulher/estrela, com suas inseguranças e abusos sofridos, muitas vezes, acabava por suplantar a verdadeira atriz. Hoje a névoa se desfaz com facilidade. Basta ver e rever ‘Quanto mais quente melhor’, de Billy Wilder. Não apenas a maior comédia do cinema americano, mas uma das melhores realizações de toda a história do cinema. De Wilder temos o gênio dos diálogos inteligentes e de duplo sentido, além da extraordinária fluidez narrativa. Em cena, um irrepreensível Jack Lemmon e também Tony Curtis, músicos que, durante a Lei Seca (1929) testemunham um massacre cometido por gângsteres, e para fugir eles se disfarçam de Daphne e Josephine e entram para uma banda feminina de jazz cuja cantora é Sugar Kane… ou melhor, Marilyn Monroe. E ela nos dá tudo neste filme incontornável, apesar dos inúmeros problemas durante as filmagens. Entre o farsesco, o sensual, o romance, a sátira ao gangsterismo, o transvestismo, as questões de gênero e piadas imbatíveis, ‘Quanto mais quente melhor’ é um marco do cinema e da carreira conturbada de Marilyn”.

    O filme será exibido no Auditório Hélio Moreira (anexo a Prefeitura – Av. XV de Novembro, 701), com entrada gratuita e debate após a sessão. A classificação é 16 anos.

    Curta

    A atriz Rafaela Mattos lançou no YouTube o curta-metragem “Cheiro de Saudade”, resultado de uma pesquisa artística voltada às vivências e transformações sofridas ao longo do isolamento social e da pandemia de covid-19. Felipe Halison também assina a produção (filmagem e edição). O projeto foi produzido com o Prêmio Bolsa Pesquisa e Fazer Artístico Cultural (Lei Aldir Blanc) do município de Maringá e pode ser assistido neste link https://youtu.be/vz2WAdxhwKk.

    Vídeo dança

    A CED – Cia Experimental de Dança também lançou essa semana o vídeo dança “1 Metro e Meio”, uma pesquisa que flerta com a dança, o improviso, a matemática e a percussão, explorando as possibilidades do movimento por meio das limitações espaciais milimetricamente definidas. A direção é de André Miranda, que também divide a cena com os intérpretes Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira. A filmagem e edição de vídeo foi feita por Brisadiana/Ana Rodes e a percussão e criação musical é de Fernando Ponce, captado e mixado pela Produtora Casa Amarela. O vídeo pode ser assistido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0WGY7-ydAy8.

    Feira

    Neste sábado, 13 de agosto, entre 15h e 21h acontece a Feira Garimpo no Colab Flor de Laranjeira, que fica na Rua Francisco Glicério, 1258, zona 7.  Mais de 30 expositores estão confirmados, apresentando marcas autorais de roupas, artesanatos, cosméticos, fotografia, brechós, comidas e chopp.

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

    Comentários estão fechados.