O que é e para que serve o Cateterismo cardíaco?

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Entenda mais sobre este exame.

  • O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Entenda mais sobre este exame.
    Foto: Divulgação

    Com a crescente do número de pacientes jovens sofrendo infarto agudo do miocárdio, vamos desmistificar este exame tão crucial no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

    O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo, que pode ser utilizado para diagnosticar obstruções das artérias coronárias, bem como para avaliar o funcionamento das valvas e do próprio coração, ou no tratamento das mais diversas doenças cardíacas. Podemos dizer que é um exame minimamente invasivo, padrão ouro para diagnosticar doenças coronárias (vasos que irrigam o coração).

    O procedimento consiste na introdução de um cateter — um tubo extremamente fino e flexível — nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, principalmente na artéria Radial direita (punho) e que é guiado até o coração, por meio de um aparelho de hemodinâmica. O cateterismo cardíaco é realizado com o uso de anestesia local, e durante ele, o paciente permanece acordado, podendo auxiliar o médico ao seguir alguns comandos, como respirar profundamente ou segurar o ar por um determinado período de tempo, por exemplo.

    Através das injeções de contraste iodado pelo cateter, é possível visualizar as artérias coronárias, as câmaras e as valvas cardíacas, o que permite a aquisição de imagens, que auxiliam para que o cateter seja guiado até o local pretendido. Atualmente o volume do contraste é muito pequeno e não interfere na saúde da grande maioria dos pacientes. Um volume total médio de 30-50ml são utilizados.

    O exame costuma durar em torno de 30 minutos, sendo gravado durante todo esse tempo, a fim de que as imagens possam ser analisadas posteriormente. Algumas análises são realizadas e a decisão do melhor tratamento sempre é discutido com seu médico assistente e quando necessário com o grupo formado pelo Cirurgião Cardíaco, Cardiologista e Hemodinamicista, também chamado de HEART TEAM.

    Após o procedimento, o paciente deve permanecer em repouso absoluto por cerca de duas a seis horas e ao ser liberado para sua residência. Será obrigatório que ele seja acompanhado por familiar ou responsável.

    Dr. Marcelo Aguilar Puzzi
    Cardiologista e Hemodinamicista

    Comentários estão fechados.