Impacta Maringá – Negócios de Impacto Ambiental

Por Vitor Nogami

Você já ouviu falar sobre ESG? Essa é uma sigla que representa as boa práticas empresariais voltadas para responsabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Do inglês, E de Environmental, S de Social e G de Governance. Já existem grandes fundos na bolsa de valores que direcionam seus investimentos para empresas que executam boas práticas ESG.

O COPEJEM (Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá) da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) realizará este ano a 5ª Edição do projeto IMPACTA MARINGÁ.

Após o sucesso das edições anteriores que acontecem desde 2018, o COPEJEM realizará o evento neste ano com base no pilar ambiental (environmental). O objetivo é disseminar boa práticas sustentáveis realizadas por empresas que não necessariamente possuem ações na bolsa de valores. É possível executar boas práticas ESG em pequenos e médios negócios. Para isso, o evento contará com 4 cases:

O primeiro é um case maringaense, a Tropicália Cosméticos Naturais que leva até seus clientes cosméticos naturais e veganos livres de substâncias nocivas à saúde e que não utiliza animais para testar seus produtos. A Tropicália está sendo acelerada pela O Boticário devido seu sucesso alcançado localmente.

O segundo case é da Insecta Shoes que surgiu transformando roupas de brechó em sapatos, garrafas plásticas em tecido e borracha em solado. A Insecta foi a 1ª empresa de calçados a receber a certificação de empresa B, uma certificação que garante que ela cumpre os altos requisitos para atingir impacto social e ambiental.

O terceiro case é da Bambusa Bioarquitetura, uma empresa especializada em bioconstrução em meio urbano e rural que usa o bambu e o eucalipto como fonte principal de matéria-prima, desenvolvendo projetos sustentáveis que garantem o equilíbrio energético e ecológico em suas obras. A Bambusa também é uma empresa maringaense.

Por fim, o quarto case será da Dobra que comercializa carteira de papel, cases de papel, camisetas com bolsos de papel e em breve tênis de papel. A Dobra desenvolveu uma tecnologia para reciclar resíduos e produzir uma papel impermeável e durável.

O evento será no Teatro Marista, às 19 horas, na terça-feira, do dia 09 de agosto. As inscrições são gratuitas e você pode doar um livro e incentivar o projeto Ler Mais. O evento será neutralizado com plantio e acompanhamento de mudas para devolver oxigênio ao meio ambiente e compensar todo o CO2 emitido para sua organização e execução.

Para se inscrever gratuitamente, clique no link a seguir: https://www.sympla.com.br/impacta-maringa-2022__1649547?token=ecf0c82c0c8e4c73a97d518cf71d60e6

Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

Departamento de Administração - DAD
Universidade Estadual de Maringá – UEM
[email protected]
CURRÍCULO LATTES l GOOGLE SCHOLAR l RESEARCHGATE l ACADEMIA.EDU l ORCID l RESEARCHRID