American Heart Association adiciona sono à lista de verificação de saúde cardiovascular

Pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis também apresentam melhores condições de saúde e apresentam menos riscos de doenças.

  • Pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis também apresentam melhores condições de saúde e apresentam menos riscos de doenças.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @Dragana_Gordic

    Texto: American Heart Association
    Tradução: Marcelo Aguilar Puzzi

    A doença cardiovascular é a causa número um de morte nos EUA e no mundo. De acordo com a Atualização de Estatísticas de Doenças Cardíacas e Derrame de 2022 da Associação, aproximadamente 121,5 milhões de pessoas nos EUA têm pressão alta, 100 milhões têm obesidade, mais de 28 milhões de pessoas têm diabetes tipo 2 e apenas 1 em cada 4 adultos relataram realizar a atividade física e exercícios recomendados nas Diretrizes de Atividade Física para Americanos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, 2ª edição . Vários estudos de pesquisa nas últimas duas décadas indicam que mais de 80% de todos os eventos cardiovasculares podem ser evitados por estilo de vida saudável e gerenciamento de fatores de risco cardiovascular conhecidos.

    “A nova métrica da duração do sono reflete as últimas descobertas da pesquisa: o sono afeta a saúde geral e as pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz”, disse o presidente da American Heart Association, Donald. M. Lloyd-Jones, MD, Sc.M., FAHA, que liderou o grupo de redação consultiva e é presidente do departamento de medicina preventiva, Eileen M. Foell Professor of Heart Research e professor de medicina preventiva, medicina e pediatria na Feinberg School of Medicine da Northwestern University em Chicago. “Além disso, os avanços nas maneiras de medir o sono, como com dispositivos vestíveis, agora oferecem às pessoas a capacidade de monitorar de forma confiável e rotineira seus hábitos de sono em casa”.

    Os componentes do Life’s Essential 8™ da saúde cardiovascular ideal são divididos em duas áreas principais – comportamentos de saúde e fatores de saúde. Os comportamentos de saúde incluem dieta, atividade física, exposição à nicotina e sono. Fatores de saúde são índice de massa corporal, níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial. “A ideia de uma saúde cardiovascular ideal é importante porque dá às pessoas metas positivas para trabalhar em qualquer fase da vida”, disse Lloyd-Jones.

    O Life’s Essential 8™ inclui:

    1. Dieta (atualizado) : Um novo guia para avaliar a qualidade da dieta para adultos e crianças em nível individual (para cuidados de saúde individuais e aconselhamento dietético) e em nível populacional (para fins de pesquisa e saúde pública).
    2. No nível populacional, a avaliação dietética é baseada na ingestão diária de elementos do padrão alimentar Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). A pontuação da dieta no estilo DASH tem oito componentes: alta ingestão de frutas, vegetais, nozes e legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e baixa ingestão de sódio, carnes vermelhas e processadas e bebidas açucaradas.
    3. Para os indivíduos, o padrão alimentar mediterrâneo para americanos (MEPA) é usado para avaliar e monitorar a saúde cardiovascular. O MEPA é um padrão alimentar no estilo DASH que pode ser medido com 16 perguntas sim ou não sobre a frequência semanal de ingestão de azeite, vegetais, frutas vermelhas, carne, peixe, laticínios, grãos, etc. bebidas adoçadas com açúcar, então os médicos são encorajados a perguntar no momento da avaliação.
    4. Atividade física (sem alterações) : A atividade é medida pelo número total de minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana, conforme definido pelas Diretrizes de Atividade Física dos EUA para Americanos, 2ª edição. O nível ideal é 150 minutos de atividade física moderada ou mais por semana ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para adultos; 420 minutos ou mais por semana para crianças de 6 anos ou mais; e modificações específicas da idade para crianças mais novas.
    5. Exposição à nicotina (atualizado) : O uso de sistemas de entrega de nicotina inalada, que inclui cigarros eletrônicos ou dispositivos vaping, é adicionado, pois a métrica anterior monitorava apenas os cigarros combustíveis tradicionais. Isso reflete o uso por adultos e jovens e suas implicações na saúde a longo prazo. O Life’s Essential 8™ também inclui exposição ao fumo passivo para crianças e adultos.
    6. Duração do sono (novo) : A duração do sono está associada à saúde cardiovascular. Medido pela média de horas de sono por noite, o nível ideal é de 7 a 9 horas diárias para adultos. Os intervalos de sono diário ideais para crianças são de 10 a 16 horas por 24 horas para crianças de 5 anos ou menos; 9-12 horas para idades de 6-12 anos; e 8-10 horas para idades de 13-18 anos.
    7. Índice de massa corporal (sem alterações) : O grupo de redação reconhece que o índice de massa corporal (IMC) é uma métrica imperfeita, mas facilmente calculada e amplamente disponível; portanto, o IMC continua como um indicador razoável para avaliar as categorias de peso que podem levar a problemas de saúde. O IMC de 18,5 a 24,9 está associado aos mais altos níveis de saúde cardiovascular. O grupo de redação observa que as faixas de IMC e os riscos de saúde subsequentes associados a elas podem diferir entre pessoas de diversas origens raciais ou étnicas ou ascendência. Isso está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para ajustar os intervalos de IMC para pessoas de ascendência asiática ou das ilhas do Pacífico, porque evidências recentes indicam que o risco de doenças como DCV ou diabetes tipo 2 é maior em um IMC mais baixo.
    8. Lipídios do sangue (atualizado): A métrica para lipídios do sangue (colesterol e triglicerídeos) é atualizada para usar o colesterol não HDL como o número preferencial para monitorar, em vez do colesterol total. HDL é o colesterol “bom”. Outras formas de colesterol, quando altas, estão ligadas ao risco de DCV. Essa mudança é feita porque o colesterol não HDL pode ser medido sem jejum prévio (aumentando assim sua disponibilidade a qualquer hora do dia e implementação em mais consultas) e calculado de forma confiável entre todas as pessoas.
    9. Glicemia (atualizada): Essa métrica é expandida para incluir a opção de leituras de hemoglobina A1c ou níveis de glicose no sangue para pessoas com ou sem diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou pré-diabetes. A hemoglobina A1c pode refletir melhor o controle glicêmico a longo prazo.
    10. Pressão arterial (sem alterações): Os critérios de pressão arterial permanecem inalterados em relação às diretrizes de 2017 da Associação que estabeleceram níveis inferiores a 120/80 mm Hg como ideais e hipertensão definida como pressão sistólica de 130-139 mm Hg (o número mais alto em uma leitura) ou pressão diastólica de 80-89 mm Hg (número inferior).

    Cada componente do Life’s Essential 8™, que é avaliado pela ferramenta My Life Check, possui um sistema de pontuação atualizado que varia de 0 a 100 pontos. A pontuação geral de saúde cardiovascular de 0 a 100 pontos é a média das pontuações para cada uma das 8 medidas de saúde. Escores gerais abaixo de 50 indicam saúde cardiovascular “ruim” e 50-79 é considerado saúde cardiovascular “moderada”. Pontuações de 80 e acima indicam saúde cardiovascular “alta”. A recomendação recomenda medir colesterol, açúcar no sangue, pressão arterial, altura e peso pelo menos a cada cinco anos para obter a pontuação mais completa e precisa do Life’s Essential 8™.

    “O Life’s Essential 8™ é um grande passo à frente em nossa capacidade de identificar quando a saúde cardiovascular pode ser preservada e quando está abaixo do ideal. Deve energizar os esforços para melhorar a saúde cardiovascular de todas as pessoas e em todas as fases da vida”, concluiu Lloyd-Jones.

    FONTE: American Heart Association, traduzido na íntegra.

    Dr. Marcelo Aguilar Puzzi
    Cardiologista e Hemodinamicista

    Comentários estão fechados.