Agenda cultural de 22 a 28/07

Shows, exposições, teatro, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 22 e 28 de julho.

  • Shows, exposições, teatro, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 22 e 28 de julho.
    Foto: Canva

    Show

    O projeto Me chama de GORDA terá em seu encerramento o show da multiartista trans Jup do Bairro. É neste sábado, dia 23, no Teatro Barracão a partir das 20h e de graça.

    Em 2007 Jup do Bairro encontrou nas artes a possibilidade de externar suas vivências. Durante sua trajetória, atuou como educadora, palestrante, stylist, atriz, cantora, performer e produtora de eventos, tudo de forma autodidata e sempre colocando em pauta narrativas que atravessam seu corpo. Na música, Jup do Bairro integrou por cerca de três anos a banda da também multiartista Linn da Quebrada, como sua backing vocal, performer e colaborou na criação de “Pajubá” em 2017. Simultaneamente, criou o projeto BAD DO BAIRRO, ao lado da produtora musical e DJ BADSISTA. Foi ela quem também assinou a produção musical do EP CORPO SEM JUÍZO, lançado por Jup em 2020. Trabalho de estreia da carreira solo da cantora, o EP foi sucesso de público e crítica, rendendo para Jup os prêmios Multishow e APCA na categoria de Revelação do Ano. CORPO SEM JUÍZO traz também as participações especiais de Deize Tigrona, Rico Dalasam, Linn da Quebrada e Mulambo. Na televisão, Jup estreou em 2019 no Canal Brasil (Globosat), onde conduz com Linn da Quebrada o programa de entrevistas TransMissão, com duas temporadas já realizadas e uma terceira em produção.

    Acompanham a artista em Maringá: Mulambo (voz de apoio); BADSISTA (DJ) e Thiago Felix (produtor).

    Exposição virtual

    A exposição virtual “Batuques, bordados e ofícios” está disponível para acesso online. O projeto documentou saberes, fazeres, expressões e ofícios de algumas das manifestações culturais presentes em Maringá a partir de imersões com grupos, brincantes, foliões e artistas locais. A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti e teve como objetivo principal salvaguardar o patrimônio imaterial — reconhecido ou não — que compõe a cultura local.

    Por meio de fotografias, registros audiovisuais e textos, apresenta um recorte das trajetórias da companhia de reis Unidos com Fé; do grupo de bumba-meu-boi Anjos da Guarda; do maracatu de baque virado do Baque Mulher – Filial Maringá e da Roda do Encanto; do Fogança, dedicado às manifestações folclóricas e populares das danças brasileiras; e das experimentações com o barro vermelho da Lama Cerâmica. O projeto tem coordenação de Fernanda Pasian, produção executiva de Felipe de Moraes e fotografia e audiovisual por Anderson Coelho. Pode ser visto em: https://batuquesbordadoseoficios.com.br.

    Classificação indicativa: livre.

    Mais informações:

    Instagram: www.instagram.com/batuquesbordadoseoficios.

    Facebook: https://fb.me/batuquesbordadoseoficios.

    Convite ao Teatro

    Nesta sexta-feira (22) o Convite ao Teatro apresenta o espetáculo “Eu existo”, do grupo Anamá Teatro de Bonecos. A peça aborda a temática de crianças em situação de rua e convida o público, de maneira lúdica, a vivenciar um dia inesperado do personagem Canelinha. Em cena, três atores manipuladores dão vida a seis personagens usando técnicas variadas do teatro de bonecos e animação. Em meio à rotina de uma grande cidade, um menino que luta pela sua sobrevivência colhendo e reaproveitando materiais no lixo encontra um objeto inesperado que o guiará para uma grande aventura.

    A apresentação começa às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação livre.

    Convite ao cinema

    O projeto Convite ao Cinema desta semana terá uma sessão surpresa, em parceria com o 10º Ciclo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da UEM, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho.

    Neste ano o Ciclo traz “Arte e Arquitetura” como tema e abordará assuntos que são complementares à formação do arquiteto e urbanista, procurando a integração e trocas entre os estudantes de todas as séries. O evento é aberto para todos os acadêmicos da área e também para a comunidade externa com interesse em discutir a temática proposta.

    A classificação é 16 anos e a entrada é franca. A exibição será no Auditório Hélio Moreira, com curadoria e coordenação de Paulo Campagnolo.

    Feijoada

    O Atelie Culturama promove neste domingo (24/7) uma feijoada cultural, com show de samba por Rubia Divino. Dá para comer à vontade. Há opção de feijoada tradicional e vegana, vendidas pelo valor de R$ 55 (terceiro lote) com direito à uma cartela de bingo. O rolê é a partir de 13h. O Ateliê fica na Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147.

    Dança

    Foto: Lídia Ueta

    O Teatro Barracão recebe no dia 27 de julho a peça LEVANTE!, de Renata Roel e Fernando de Proença. O trabalho pretende levantar questões sobre a construção da cena e de vínculos em processos conviviais. A entrada é gratuita e as sessões acontecem às 17h e às 19h.

    Simultaneamente, o projeto oferece duas oficinas gratuitas no dia 27, ambas no Teatro Reviver Magó. São elas: “Danças e espaços: poéticas para encontros”, conduzida por Viviane Mortean e “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera”, conduzida por Milla Jung.

    A oficina “Danças e espaços: poéticas para encontros” tem como proposta procedimentos ligados a técnicas de movimentos de dança aliados à consciência corporal, escuta de grupo e composição espacial com objetivo de expressão poética. Experienciar apoios, atravessamentos e quedas servirão como pontos de partida para questionamentos a respeito da história da dança, os espaços onde ela ocorre e sua relação com o público. Os participantes serão direcionados a encontrar suas próprias estratégias para comporem seus espaços dançantes.

    Clique aqui para fazer as inscrições.

    A oficina “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera” tem o propósito de ampliar a imaginação poética como recurso do que podemos chamar de ativismo artístico e possibilitar novas instrumentalizações para a criação de imagens artísticas. Sua metodologia está baseada no compartilhamento de referências e ferramentas da teoria e da prática da arte com os estudantes secundaristas para que, em posse dessas referências imagéticas-conceituais, constituam eles mesmos seus projetos e percursos como produtores de imagens.

    Inscreva-se neste link.

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram.

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

    Comentários estão fechados.