Você sabia que a quiropraxia também pode ser aplicada para animais de companhia?

Imagem: freepik

Você sabia que a Quiropraxia também pode ser aplicada para animais de companhia? Sim! Essa técnica também pode trazer diversos benefícios aos animais, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade. Confira:

“Quiropraxia” vem do grego, e significa “Prática através das mãos”. É uma terapia integrativa que complementa as terapias tradicionais, e acredita na integridade do indivíduo como um todo, na Tríade da Saúde, relacionando os Fatores
Químicos, Físicos e Emocionais. A técnica trabalha através do ajuste da coluna vertebral, cabeça e extremidades eliminando os Complexos de Subluxações vertebrais (CSV), reestabelecendo a integridade e função do Sistema Nervoso consequentemente todas as funções do corpo.

O CSV É uma relação anormal entre duas articulações adjacentes e as estruturas que as compõe, podendo levar a alterações biomecânicas, funcionais ou patológicas, e consequentemente afetando outros sistemas.

Por exemplo, quando temos uma subluxação vertebral em determinado segmento da coluna ou mesmo em outra articulação, as informações e estímulos captados pelo corpo e enviadas até o cérebro e vice-versa, não vão chegar 100%, pois existe essa “interferência no sistema” impedindo. Dessa forma o corpo não vai estar atuando no máximo do seu potencial, afetando sua homeostase, a capacidade de se equilibrar e
responder aos estímulos internos e externos.

É aí que vão surgindo as compensações e sobrecargas tanto na parte músculo esquelética, como também nos outros fatores envolvendo a Tríade da saúde, que podem contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças ou problemas já existentes.

O ajuste ou “Thrust” é um movimento de alta velocidade e baixa amplitude, embasado em uma técnica específica, realizado com intuito de corrigir as subluxações vertebrais. E Quais são os benefícios que os animais podem ter?

– Alívio de Dores e tensões

– Relaxamento

– Equilíbrio

– Melhora na mobilidade articular

– Melhora no andamento e consciência corporal

– Comportamento tende a ficar mais tranquilo / “aliviados”

– O animal responde melhor aos tratamentos.

– O corpo tende a se equilibrar e funcionar dentro do seu melhor.

O que pode predispor a uma subluxação?? Algumas possibilidades que podem favorecer as subluxações são:

– Alterações anatômicas congênitas ou adquiridas.

– Despreparo físico ou sobrecarga em atividades físicas.

– Postura (compensações)

– Sedentarismo

– Sobrepeso

– Traumas

– Piso liso

Como saber se meu animal precisa de Quiropraxia?? Quando ela pode ser indicada?? Algumas das principais enfermidades ou situações que podem ter indicação são:

– Artrose

– Displasia

– Problemas de Coluna

– Dificuldade de locomoção

– Atrofias e assimetrias musculares

– Dor na palpação

– Queda no desempenho

– Na Reabilitação de animais paralíticos

– Manutenção da Saúde de Idosos

– Manutenção na fase de crescimento de filhotes.

Em geral a Quiropraxia pode ser indicada para quaisquer animais que busquem qualidade de vida, que queiram fazer tanto um manejo preventivo, como agregar em tratamentos de doenças para o melhor funcionamento do corpo. Pode ser aplicada em
qualquer faixa etária, desde filhotes a idosos.

A frequência e o número de sessões vai variar de acordo com as particularidades e necessidades apresentadas por cada animal, sendo que em média é feito um intervalo de 30 dias, podendo prolongar esse período de acordo com a evolução do animal.

Texto: Bruna Sella / @brunasella_vet