Imagem: freepik
Você sabia que a Quiropraxia também pode ser aplicada para animais de companhia? Sim! Essa técnica também pode trazer diversos benefícios aos animais, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade. Confira:
“Quiropraxia” vem do grego, e significa “Prática através das mãos”. É uma terapia integrativa que complementa as terapias tradicionais, e acredita na integridade do indivíduo como um todo, na Tríade da Saúde, relacionando os Fatores
Químicos, Físicos e Emocionais. A técnica trabalha através do ajuste da coluna vertebral, cabeça e extremidades eliminando os Complexos de Subluxações vertebrais (CSV), reestabelecendo a integridade e função do Sistema Nervoso consequentemente todas as funções do corpo.
O CSV É uma relação anormal entre duas articulações adjacentes e as estruturas que as compõe, podendo levar a alterações biomecânicas, funcionais ou patológicas, e consequentemente afetando outros sistemas.
Por exemplo, quando temos uma subluxação vertebral em determinado segmento da coluna ou mesmo em outra articulação, as informações e estímulos captados pelo corpo e enviadas até o cérebro e vice-versa, não vão chegar 100%, pois existe essa “interferência no sistema” impedindo. Dessa forma o corpo não vai estar atuando no máximo do seu potencial, afetando sua homeostase, a capacidade de se equilibrar e
responder aos estímulos internos e externos.
É aí que vão surgindo as compensações e sobrecargas tanto na parte músculo esquelética, como também nos outros fatores envolvendo a Tríade da saúde, que podem contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças ou problemas já existentes.
O ajuste ou “Thrust” é um movimento de alta velocidade e baixa amplitude, embasado em uma técnica específica, realizado com intuito de corrigir as subluxações vertebrais. E Quais são os benefícios que os animais podem ter?
– Alívio de Dores e tensões
– Relaxamento
– Equilíbrio
– Melhora na mobilidade articular
– Melhora no andamento e consciência corporal
– Comportamento tende a ficar mais tranquilo / “aliviados”
– O animal responde melhor aos tratamentos.
– O corpo tende a se equilibrar e funcionar dentro do seu melhor.
O que pode predispor a uma subluxação?? Algumas possibilidades que podem favorecer as subluxações são:
– Alterações anatômicas congênitas ou adquiridas.
– Despreparo físico ou sobrecarga em atividades físicas.
– Postura (compensações)
– Sedentarismo
– Sobrepeso
– Traumas
– Piso liso
Como saber se meu animal precisa de Quiropraxia?? Quando ela pode ser indicada?? Algumas das principais enfermidades ou situações que podem ter indicação são:
– Artrose
– Displasia
– Problemas de Coluna
– Dificuldade de locomoção
– Atrofias e assimetrias musculares
– Dor na palpação
– Queda no desempenho
– Na Reabilitação de animais paralíticos
– Manutenção da Saúde de Idosos
– Manutenção na fase de crescimento de filhotes.
Em geral a Quiropraxia pode ser indicada para quaisquer animais que busquem qualidade de vida, que queiram fazer tanto um manejo preventivo, como agregar em tratamentos de doenças para o melhor funcionamento do corpo. Pode ser aplicada em
qualquer faixa etária, desde filhotes a idosos.
A frequência e o número de sessões vai variar de acordo com as particularidades e necessidades apresentadas por cada animal, sendo que em média é feito um intervalo de 30 dias, podendo prolongar esse período de acordo com a evolução do animal.
Texto: Bruna Sella / @brunasella_vet
Comentários estão fechados.