A importância da Cultura e Gestão frente aos Resultados das Pessoas

Quando a gestão e a cultura organizacional estão em sintonia, o triunfo da empresa é o principal resultado.

  • Quando a gestão e a cultura organizacional estão em sintonia, o triunfo da empresa é o principal resultado.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @yanalya

    A cultura organizacional é um conjunto de elementos, como práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, políticas internas, entre outros, que influenciam o clima de uma empresa. Incentivar a criação de uma cultura é importante para alinhar e guiar as ações dos colaboradores no trabalho.

    Através da cultura organizacional também é possível identificar normas, costumes e rotinas cotidianas no qual os times interagem e trabalham. Um exemplo é a Trianon RH e Negócios, na qual valorizamos a cultura de pessoas, colocando os colaboradores, clientes e todos os stakeholders da empresa em primeiro lugar, afinal 100% dos colaboradores, clientes e investidores são pessoas e se você não entende de pessoas você também não entende de negócios.

    Falar sobre o sucesso de uma empresa é falar sobre a gestão e a cultura, uma vez que a gestão é responsável por gerenciar o capital humano da empresa, é garantir o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os colaboradores, enquanto a cultura é o ambiente no qual estão inseridos e as práticas que permeiam esse ambiente. Logo, quando a gestão e a cultura organizacional estão em sintonia, o triunfo da empresa é o principal resultado, além de, claro, bons faturamentos.

    Antes de pensar “eu devo investir nos meus funcionários?” Pense “se eu não investir nas pessoas que compõem o meu quadro de funcionários, qual será o futuro da minha empresa?”

    Motivação, uma comunicação clara e objetiva, trabalho em equipe alinhado, conhecimento e competência, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores devem ser ações cotidianas para os líderes, CEOs, gerentes e empresários.

    Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia pela professora Sonja Lyubomirsky, constatou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Com esse dado é impossível passar despercebido pela importância da cultura e gestão frente aos resultados das pessoas. O livro Os Mitos da Felicidade, de Sonja, apresenta uma série de momentos da vida adulta, inclusive a relação com dinheiro e sucesso, além de propor soluções práticas para acrescentar alegria e contentamento à vida de qualquer leitor.

    Cultura e Gestão trabalham lado a lado para a prosperidade da empresa, somente quando estão alinhados é possível passar a visão que a empresa deseja para seus colaboradores e para o mercado em que atua, o líder que faz a cultura e a gestão caminharem juntas dentro de uma empresa, consegue construir uma organização e um ambiente mais eficiente, motivador e potencializador de resultados. Enquanto a gestão visa melhorar o desempenho do time, a cultura visa melhorar o desempenho do ambiente de trabalho e suas práticas cotidianas.

    Para a semana fica a reflexão: Todas as empresas de sucesso giram em torno de necessidades humanas. Você já analisou como está a sua relação com os seus colaboradores, a sua gestão e cultura organizacional?

    Comentários estão fechados.