Agenda cultural de 15 a 21/07

Teatro, poesia, música, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 15 e 21 de julho.

  • Teatro, poesia, música, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 15 e 21 de julho.
    Foto: Canva

    Escala Cultural

    A 2 Coelhos Comunicação e Cultura traz mais uma vez à Maringá o renomado grupo Lume Teatro, de Campinas / SP, com seu mais recente espetáculo. “Kintsugi, 100 memórias” tem direção de Emilio García Wehbi, dramaturgia de Pedro Kosovski e em cena Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Será apresentado no dia 20 de julho às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

    “Kintsugi, 100 memórias” é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. A memória como um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes – pessoais e coletivas – que a história de mais 35 anos deixou no coletivo e, assim, corrigir o futuro. É o reencontro com a dor como ato de superação.

    A partir da exibição de 100 memórias, cria uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores.

    Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.

    A classificação é 16 anos e a duração é de 120 minutos.

    Lançamento

    No domingo (17), às 15h, na Praça da Prefeitura, o Slam Pé Vermelho lança o livro “Poesia é o Conselho”, publicação que reúne 22 poemas de 11 poetas que já participaram do slam desde a sua criação, em 2019.  Adriana Souza, Black L. Diamond, Bolinha Podre, Devequi, Franciely Contrigiani, Luieasy, Madu, Renan Parma, Sólon, Suélen Domingues e Tarik Adão são os nomes que integram a coletânea, 10 deles publicando pela primeira vez em livro. O evento será acessível em Libras e contará com apresentação de DJ. O livro será distribuído gratuitamente a todos os interessados.

    Esta publicação foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti. Foram impressos 500 exemplares. Na ficha técnica do livro estão Érica Paiva Rosa na organização e curadoria; Ana Favorin na revisão e fotografia; Pedro Marques na produção executiva do projeto; Gabriel Brunini na fotografia e Daniel Minchoni no design. Também foi produzido um audiobook, ou seja, uma versão acessível ao público cego e com baixa visão, que poderá ouvir os poemas. Esse material será disponibilizado para as bibliotecas municipais de Maringá e as gravações serão lançadas nos canais do Slam Pé Vermelho em plataformas de streaming ao longo do semestre.

    Femucic

    O tradicional Femucic – Festival de Música Cidade Canção, que está em sua 43ª edição, está rolando em Maringá. Hoje (15/7) acontece a segunda noite de atrações selecionadas, inclusive com os maringaenses do Maraka Trio e Fernando Festim. O evento começa às 20h no Teatro Marista, com entrada gratuita. Amanhã é a última noite, com a banda Tuyo fazendo o show de encerramento.

    Formada por Lio, Lay Soares e Machado, a banda natural de Curitiba tem grandes sucessos e vem passando pelos palcos de grandes festivais, como o South by Southwest (EUA), Rec-Beat (PE), Bananada (GO), CoMA (DF), Dosol (RN), Radioca (BA), entre outros. Agora, ganha mais um capítulo com o disco “Chegamos Sozinhos em Casa”, contemplado pelo Natura Musical.

    No show, o trio apresenta o disco que rendeu sua primeira indicação ao Grammy Latino 2021, o “Chegamos Sozinhos em Casa”, em que vocais harmônicos mesclam indie rock com eletrônico e tendências rítmicas brasileiras.

    Todas as informações em: https://www.sescpr.com.br/femucic/

    Convite ao Teatro

    Nesta sexta-feira (15) tem “Menina das Luzes” no Convite ao Teatro. May Oliveira, da Cia D’Las Artes, de Campo Mourão, é dirigida por Arlete Delesporte num solo em que interpreta várias personagens. Baseado no poema “menina das luzes” de Uarlen Becker, o texto foi adaptado conforme os acontecimentos reais vividos no Hospital Psiquiátrico Colônia, da cidade de Barbacena / MG, de acordo com os registros do livro “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex. A apresentação tem classificação indicativa de 16 anos e acontece às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

    Convite ao Cinema

    O projeto Convite ao Cinema desta semana exibe neste sábado (16/7), a partir das 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo a Prefeitura), o filme “O alucinado” (México/1953 – 92min), de Luis Buñuel. A classificação é 16 anos e a entrada é franca.

    Confira o que o curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, diz sobre o filme:

    “O espanhol Luis Buñuel (1900-1983) é um dos nomes mais celebrados da história do cinema. Alternando várias fases em sua carreira, entre a França, a Espanha, os Estados Unidos e o México, foi no exílio do país de Frida Khalo, Octavio Paz e Emiliano Zapata, entre as décadas de 40 e 50, que Buñuel realizou uma série de melodramas e dramas sociais de enorme contundência. O ALUCINADO está entre seus melhores filmes desse período, apesar do fracasso crítico e financeiro à sua época. Na história de Francisco, um homem religioso e muito conservador que depois de conspirar para separar seu amigo Raul de sua noiva Gloria, casa-se com ela e revela-se, aos poucos, ciumento e paranoico, há toda uma crítica à burguesia mexicana – vespeiro no qual Buñuel foi craque.

    Com a fotografia do mestre Gabriel Figueroa e elogiado por Jacques Lacan, O ALUCINADO é um dos emblemas de Buñuel, que o tempo tratou de colocar no seu devido lugar dentro da filmografia esplêndida do mestre”.

    Blues

    Neste sábado (16/7) a partir das 22h o bar Groove Brew House promove mais um evento cultural em suas instalações. O “Salve o Blues” traz os músicos André Lauer, Luá Piola, Lucas Trabucco, Gediel Pancho, Thiago Guglielmi e Cássio Albernaz, se apresentando com o objetivo de contribuir com ações beneficentes locais. O evento vai destinar 20% do lucro da portaria (cuja entrada custa R$ 10) para o Coletivo em Construção que, por sua vez, vai direcionar recursos para uma ação social que vem realizando de forma autônoma com a comunidade indígena dos Kaingangs.

    O Groove Brew House fica localizado na Rua Pioneiro José Romano, 189.

    Mais informações pelo WhatsApp: (44) 9 9101-4558 e nos perfis do instagram @groovebrewhouse@coletivo_em_construcao.

    Oficina

    O artista e produtor cultural Marcelo Goto vai ministrar uma oficina de graffiti nível iniciante no próximo dia 7 (domingo). Vai ser no Ateliê Culturama e o material está incluso. São apenas 10 vagas e o investimento é de R$ 200. Marcelo Goto organizou os Encontros de Graffiti e também é um dos organizadores do Fima – Festival de Ilustração de Maringá. O Culturama fica na Rua Pion. Marcelino Leonardo, 147. Informações e inscrições no instagram @atelieculturama.

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram.

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.