Já cumpriu os requisitos de sua aposentadoria? Saiba como solicitar

Agora é possível solicitar a aposentadoria de forma online. Veja na Coluna de Direito Previdenciário como funciona esse processo.

  • Agora é possível solicitar a aposentadoria de forma online. Veja na Coluna de Direito Previdenciário como funciona esse processo.
    Foto: Luis Lima Jr. / Estadão Conteúdo

    Mesmo antes da pandemia, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – que é o órgão gestor das aposentadorias concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social – passou a tornar digital seus serviços.

    Inicialmente eram possíveis apenas a solicitação de alguns serviços pelos canais remotos.

    Nos últimos dois anos, houve uma ampliação na quantidade de serviços e solicitações inseridas na plataforma digital do INSS e hoje é possível requerer as aposentadorias sem sair de casa.

    Mas para que isso aconteça, inicialmente é necessário que o “futuro aposentado” obtenha seu código de acesso junto a Previdência Social, ou seja, uma senha que permite a utilização de diversos serviços federais digitais como a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego.

    Cada serviço público exige um nível de segurança diferente, o que significa que para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos, já em outros será necessária uma conta com um maior nível de segurança que denomina-se conta prata ou ouro.

    Para saber mais e como criar sua conta acesse o site do Governo Federal através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br.

    Com a sua conta criada, você terá acesso a plataforma do Meu INSS (meu.inss.gov.br), onde estando com todos seus documentos digitalizados você poderá requerer sua aposentadoria.

    Mas cuidado! Os documentos dependem da espécie e dos pedidos que serão feitos junto a Previdência Social. Sempre será obrigatória a apresentação de seus documentos pessoais, mas cada caso exige uma documentação própria.

    A plataforma digital do Meu INSS é autoexplicativa e por ali é possível requerer sua aposentadoria sem ter que se dirigir a uma Agencia da Previdência Social.

    Quer saber mais sobre este e outros benefícios previdenciários? Acompanhe semanalmente esta coluna e me siga em minhas redes sociais. Aqui tem todos os acessos e muito mais: linktr.ee/monicafrancischini.

    Comentários estão fechados.