Durante o Carnaval, Prefeitura de Maringá fará distribuição gratuita de preservativos e autotestes de HIV no Parque de Exposições

Nesta sexta-feira (13), município realizou lançamento simbólico da campanha “Carnaval sem IST”, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No decorrer do ano, Secretaria de Saúde tem ações gratuitas sobre métodos de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Prefeitura de Maringá terá um estande da Secretaria Municipal de Saúde no Parque de Exposições de Maringá, durante a programação de carnaval, para a distribuição gratuita de preservativos e autotestes de HIV. A festividade terá início neste sábado (14) e vai até a próxima terça-feira (17).

    Nesta sexta (13), o município fez o lançamento simbólico da campanha “Carnaval sem IST”, ocorrido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul.

    Em coletiva de imprensa, o Secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, destacou o acompanhamento contínuo que a cidade oferece ao longo de todo o ano. De forma gratuita, as pessoas podem ter acesso a orientação sobre métodos de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tanto no CTA quando nas UBSs.

    Os pacientes diagnosticados podem ter ainda acesso a medicações e exames de rotina. As unidades contam com distribuição gratuita de medicamentos, preservativos e também dos autotestes.

    “Todos os dias do ano nas Unidades Básicas de Saúde nós temos ofertado para a população o autoteste do HIV, o teste de detecção da sífilis e preservativos de borracha, além da nossa rede com vacina contra o HPV, vacina contra as hepatites e todo o trabalho de orientação, prevenção e tratamento. Para os casos confirmados, nós temos também tratamento e acompanhamento. Tudo integralmente sigiloso, tudo integralmente anônimo. Desta forma, as pessoas não têm que se preocupar com a sua exposição pessoal. Se houve qualquer prática de sexo inseguro, ou se aqueles que tiveram qualquer relação sexual duvidosa quiserem e estiverem disponíveis a saber da sua saúde, têm que procurar as suas Unidades Básicas de Saúde. Desta forma, também assegurando para os pacientes  a prevenção pré e pós-exposição duvidosa”, disse.

    Comentários estão fechados.