Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Maringá tem dois casos confirmados de malária. A informação foi confirmada oficialmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ao Maringá Post, na manhã desta segunda-feira (22). Tratam-se de dois pacientes que retornaram, há poucos dias, de uma viagem à Angola, no sul da África, país reconhecido como área endêmica para a doença.
O Paraná não registrava novos casos de malária desde 2021 e não tem transmissões locais da doença desde 2020. Há sete anos, o Estado é reconhecido como área livre de transmissão nativa.
De acordo com a Sesa, os dois pacientes encontram-se internados em hospitais de Maringá. As idades das vítimas não foram reveladas. Um deles apresenta quadro clínico estável, enquanto o outro encontra-se em estado mais delicado, ambos sob assistência médica e acompanhamento das equipes de saúde. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, outros casos suspeitos, todos importados, seguem em investigação, conforme os protocolos de vigilância epidemiológica.
Por meio de nota oficial, a Sesa informou que “não há risco de transmissão autóctone no Estado, uma vez que os casos confirmados estão em área urbana onde não há presença do mosquito transmissor”.








Comentários estão fechados.