Com atrações culturais, Flim 2025 começa na quarta-feira (8) em Maringá; Confira a programação

Evento contará com a participação de autores renomados, lançamentos de livros, oficinas e bate-papos, além da participação de instituições de ensino.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) chega à sua 12ª edição. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a Flim será realizada de 8 a 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, e contará com a participação de instituições literárias da cidade e clubes de leitura.

    Estarão presentes a Academia de Letras de Maringá (ALM), a União Brasileira de Trovadores – Seção Maringá (UBT-Maringá) e a União dos Jornalistas e Escritores de Maringá (Unijore), que promoverá atividades voltadas à valorização dos escritores ligados ao jornalismo e à imprensa regional.

    Na quinta-feira, 9, a Unijore vai realizar a entrega do Prêmio Unijore de Incentivo à Cultura (PUiC), que homenageia pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da cultura, conforme a Lei nº 10.640/2018. O prêmio, que está na 8ª edição, passa a integrar, pela primeira vez, a programação da Flim.

    A Academia de Letras de Maringá (ALM) e a União Brasileira de Trovadores – Seção Maringá (UBT-Maringá) terão um estande com programação variada, dedicada à valorização da literatura local e regional.

    Outro destaque da programação da Flim deste ano é a participação dos clubes de leitura, que ganham protagonismo em mesas literárias. Na sexta-feira, 10, o encontro ‘Livros: Um ponto de encontro’ reunirá diversos grupos para compartilhar experiências, discutir obras e aproximar leitores de diferentes perfis. Já no sábado, 11, ocorre o ‘Encontro dos Clubes’, com destaque para o coletivo Virgínia Mordida, liderado por Jeovanna Vieira, que evidencia a leitura coletiva como uma prática de transformação e troca.

    Flim 2025 

    Com o tema ‘Entre Mundos’, a Flim deste ano abordará temas contemporâneos da literatura, como saúde mental, sustentabilidade, aquecimento global e a relação entre o livro físico e o digital. Também estarão em debate questões sociais, cultura e tradições brasileiras, poesia, literatura indígena e infantil, além de temas como protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, gênero e ancestralidade. 

    A programação deste ano inclui autores da literatura contemporânea, escritores locais, mesas literárias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposição de ilustradores, estandes de editoras e livrarias e atrações culturais para todas as idades.

    Confira abaixo as atrações da Flim 2025:

    Quarta-feira, dia 8

    Flávio Colombini – visitação em Escolas Municipais

    9h30 – Lavínia Rocha

    14h e 15h30 – Jhon Conceito

    14h – Tino Freitas

    14h – Matheus Peleteiro

    19h – Pau de Cabinda

    20 h – Show de Estrela Leminski e Téo Ruiz

    Quinta-feira, dia 9

    10h – Piera Schnaider

    10h – Thays Pretti

    14h – Irmãs de Palavra

    19h – Ana Guadalupe

    19h – Mariana Salomão Carrara

    20h – Raphael Montes

    Sexta-feria, dia 10

    10h – Zeca Grioleto

    11h – Dinha

    11h – Jeovanna Vieira

    14h – Rafael Calça

    15h – Lúcia Hiratsuka

    16h – Lua Lamberti

    16h – Apêagá

    17h – Mayara Blasi

    17h – Cilene Resende

    17h – Layse Moraes

    19h – Lúcia Hiratsuka

    19h – Rafael Calça

    20h – Jeovanna Vieira

    Sábado, dia 11

    15h – João Silvério Trevisan

    18h – Karen Debértolis

    18h – Pedro Lucas Moro

    19h – Cristino Wapichana

    20h – Renato Forin Jr.

    Domingo, dia 12

    11h – Gaetano Buompane

    15h – Carolina Britto

    15h – Hada Maller

    14h, 15h e 19h – Pedro Salomão

    Comentários estão fechados.