Obra de R$ 75 milhões no coração de Maringá, Centro de Eventos Oscar Niemeyer chega a 30% de conclusão

Nesta semana, obra atingiu a conclusão das fundações e do estacionamento subterrâneo. A intervenção, que atingirá 25 metros de altura, tem entrega prevista para março de 2027. O Maringá Post visitou o local nesta terça-feira (12).

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Obra de R$ 75 milhões no coração de Maringá, o Centro de Eventos Oscar Niemeyer começa a ganhar forma. Nesta semana, a reforma ultrapassou os 30% de conclusão, com a entrega das fundações e do estacionamento subterrâneo. O Maringá Post foi convidado para visitar o espaço nesta terça-feira (12).

    A intervenção fica localizada entre as avenidas Horácio Racanello e João Paulino Vieira Filho. De acordo com dados da Prefeitura de Maringá, a construção já utilizou mais de 420 quilos de aço e 6.195 metros cúbicos de concreto. A arquitetura do Centro de Eventos remete a um livro aberto, sendo a segunda obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer em solo paranaense.

    Chama a atenção o grande espaço previsto para o estacionamento subterrâneo do local que, um dia, já foi um estacionamento a céu aberto. Apesar disso, o município ainda não sabe informar se o local ficará aberto para uso comum depois da obra ser entregue. A data prevista de término é março de 2027.

    Ao Maringá Post, o secretário de Obras Públicas de Maringá, Artur Tunes, detalhou o andamento do projeto.

    “Nós temos em torno de 31% de evolução da obra, nós temos toda a parte de fundações já concluídas, a parte de estacionamento subterrâneo e agora nós estamos na parte de estrutura acima da terra, nós estamos subindo as paredes de concreto, inclusive hoje tem mais uma etapa de concretagem, onde isso vai proporcionando que a obra tome sua forma, né, aquela forma de um livro aberto, ela vai ganhando altura, ela vai ganhando dimensão, ao mesmo tempo que algumas instalações subterrâneas tem que ser feita concomitantemente”, disse.

    Estacionamento Centro De Eventos
    Local terá estacionamento subterrâneo. Município avalia se ele será aberto ao público | Foto: Victor Ramalho/Maringá Post

    As próximas etapas do projeto, conforme o secretário, envolvem a estrutura da futura arquibancada, que terá capacidade para mais de 600 pessoas.

    “Os elementos de arquibancada ainda tem que ser feitos, toda laje de cobertura que é uma laje maciça em forma de curva, é bastante complexa, ela tem que ser toda feita ainda, então agora nós estamos na etapa de subir as paredes para estar com condições para que esses elementos comecem a ser realizados” explicou o secretário.

    O espaço reunirá uma biblioteca municipal, pátio de estudos, salas multiuso, setor administrativo, área expositiva de artes visuais e pátio para exposição de esculturas ao ar livre.

    Comentários estão fechados.