Prefeitura de Maringá vai prestar treinamento para agentes da Guarda Municipal de Iporã

Prefeitos dos dois municípios assinaram convênio na manhã desta segunda-feira (11) para que agentes recebam treinamento na Escola de Formação da Guarda Municipal de Maringá. Expectativa é de que alunos saiam do curso habilitados para portarem armas de fogo.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Prefeitura de Maringá vai prestar treinamento para agentes da Guarda Municipal de Iporã (a 210 quilômetros da Cidade Canção). Na manhã desta segunda-feira (11), uma solenidade marcou a assinatura de um convênio que autoriza os guardas a realizarem um curso na Escola de Formação da Guarda Municipal de Maringá, que os permitirá obter autorização para o uso de armas de fogo durante o serviço.

    Atualmente, a Guarda Municipal de Iporã conta com apenas oito agentes, com todos eles sendo matriculados para o curso em Maringá. Será a primeira vez na história que a Escola de Formação maringaense, inaugurada em novembro de 2023, prestará treinamento para guardas de outros municípios. O treinamento terá duração de quatro a sete meses.

    De acordo com o secretário de Segurança Pública de Maringá, Delegado Luiz Alves, a cidade permanecerá de portas abertas para prestar o mesmo tipo de suporte para outros municípios interessados.

    “A Guarda Municipal tem uma escola de formação credenciada e que está apta a instruir outras guardas municipais pelo Paraná. Iporã demonstrou esse interesse e foi formalizado o convênio, autorizando os agentes a cursar junto com os novos guardas municipais de Maringá que também estão iniciando o curso hoje. Eles já são guardas municipais lá, só que não tinham curso de formação para poder adquirir o porte de arma de fogo. Ficamos com as portas abertas para outras cidades que eventualmente no futuro tiverem o interesse de utilizar a estrutura da Guarda Municipal de Maringá”, resumiu.

    Segundo o prefeito de Iporã, Roberto da Silva, a parceria permitirá que a força de segurança do município siga em expansão.

    “Nós somos um município em expansão, é claro que não na mesma proporção de Maringá, mas nós também estamos crescendo. A gestão do Silvio Barros, que é meu amigo, abriu essas portas para nós, e para nós é uma alegria muito grande realizar esse desejo, esse sonho de buscar mais segurança, de dar mais eficiência para a Guarda Municipal do nosso município e fazer isso aqui no município de Maringá. Nós estamos hoje com oito componentes que fazem parte da Guarda Municipal, temos um concurso aberto, mas após esse curso que nós vamos convocar mais pra também capacitar esses novos guardas”, disse.

    Comentários estão fechados.