Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Cerca de cinco meses após serem oficialmente convocados, agentes da Guarda Municipal de Maringá aprovados em concurso público iniciarão a escola de formação. Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura assinou o convênio que autoriza o início do treinamento de 39 agentes, etapa obrigatória para que eles possam assumir as funções.
Aprovados em proceso seletivo, eles haviam sido convocados pela Prefeitura no dia 14 de março, quando o município atingiu o teto de agentes permitido pelo estatuto, que é de 200 guardas.
Na ocasião, a expectativa era de que o treinamento teria início já no começo do mês de maio, o que não ocorreu. O curso de formação tem duração média de quatro a sete meses e, só após disso, é que o agente está apto a atuar nas ruas. Em junho, o município chegou a afirmar que o atraso no início do treinamento ocorreu devido a desistência de alguns candidatos.
“A princípio, temos 39 agentes aptos a iniciar a formação para, futuramente, serem incorporados. Na verdade eles já são guardas municipais, foram nomeados e estão na condição de aluno, então eles precisam terminar essa formação para que possam ser incluídos na terceira classe, mas lembrando que eles são alunos, então precisam passar pela formação e serem aprovados, então aqui não há certeza que eles serão aprovados. O que determina se eles vão ou não futuramente se tornarem um guarda municipal terceira classe é o desempenho deles durante a formação”, explicou o secretário de Segurança Pública de Maringá, Delegado Luiz Alves.
O edital do concurso da Guarda Municipal foi aberto no fim de 2022 e teve as provas práticas aplicadas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, foram mais de 6 mil candidatos inscritos para, inicialmente, 9 vagas, sendo 7 para homens e duas para mulheres. Do total de inscritos, pouco mais de 1.600 foram aprovados na prova objetiva e outros 317 no Teste de Aptidão Física (TAF). A classificação final foi publicada pelo Instituto Unifil, banca examinadora do concurso.
A convocação dos 35 novos agentes havia sido anunciada pela Prefeitura de Maringá em solenidade no dia 20 de fevereiro. Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal de Maringá é de 165 agentes, entre os operacionais que atuam nas ruas e os que realizam funções administrativas. A última convocação de novos agentes havia sido em fevereiro de 2024, quando o município nomeou 43 novos guardas. Na ocasião, eles passaram por treinamento na Escola da Guarda Civil Municipal, em Maringá, com a formatura concluída em agosto do mesmo ano.
Comentários estão fechados.