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A Prefeitura de Maringá passou a fazer parte da campanha Movido pelo Agro, encampada em junho pelo Sistema FAEP. Com isso, a frota oficial do município, composta por 712 veículos da linha flex, passou a ser abastecida exclusivamente com etanol. Nesta terça-feira (29), o prefeito Silvio Barros recebeu os adesivos da campanha das mãos do presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. O material de identificação da campanha foi colado nos veículos, explicitando a adesão à iniciativa.
O evento contou a participação de José Antonio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, e Samuel Meneguetti, vice-presidente do Grupo Santa Terezinha, parceiro institucional da campanha. Na ocasião, o presidente interino do Sistema FAEP reforçou o compromisso do setor agropecuário com a sustentabilidade, destacando que o objetivo da campanha é mostrar a importância do uso do etanol como alternativa à gasolina.
“É trazer à luz que temos uma cultura que produz um combustível altamente sustentável, que reduz as emissões de CO2 [gás carbônico]”, declarou Meneguette. “Fico muito feliz que o prefeito Silvio Barros tenha aceitado esse desafio, mostrando à sociedade maringaense que o agronegócio tem importância não só para a economia, como também participa do processo transformador da sustentabilidade”, acrescentou.
Silvio Barros, por sua vez, ressaltou a importância de o etanol se tornar o combustível prioritário do país. Ele também mencionou que a responsabilidade pela redução das emissões de gás carbônico é de todos, o que demanda um compromisso amplo na adesão ao etanol. “Do ponto de vista financeiro, a conta sobre qual combustível é mais vantajoso, se resume a R$ 4 ou R$ 5. A diferença é mínima. Mas em termos ambientais, essa conta é incalculável e é isso o mais importante”, disse Barros. “O que estamos fazendo é a nossa obrigação. E ainda temos muito por fazer, para chegar aonde o Brasil precisa e o mundo merece”, concluiu.
Atualmente, o álcool produzido no Brasil tem como principal origem a cana-de-açúcar e o milho, dois dos produtos mais relevantes da agricultura paranaense. Somente no Paraná, o setor gera mais de 30 mil empregos diretos. No ano passado, a produção brasileira de etanol consumiu 315,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 17,2 milhões de toneladas de milho e 14,9 milhões de toneladas de melaço.
Por outro lado, o abastecimento com etanol implica uma série de vantagens. Por ter maior teor de octanagem em relação à gasolina, o etanol melhora o desempenho do veículo. Com isso, o motor dos automóveis se torna 2% mais potente. Do ponto de vista ambiental, em comparação com a gasolina, o etanol reduz em 89% a emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2), metano e óxido nitroso, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Apesar desses benefícios, um levantamento da Copersucar – maior empresa brasileira de açúcar e de etanol – aponta que 70% dos veículos flex continuam sendo abastecidos com gasolina no Brasil.
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