Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Em Maringá, não se fala em outra coisa: a ‘febre’ que viralizou nos últimos dias também chegou na Cidade Canção. Estamos falando do ‘morango do amor’, doce que cria uma releitura da tradicional maçã do amor e que rapidamente se tornou tema de trends no Instagram e em outras redes sociais.
A receita parece simples, consistindo na fruta envolta em um brigadeiro branco e coberta com caramelo cristalizado. No entanto, reproduzi-la tal qual é vista na internet é uma tarefa quase impossível. Tanto isso é verdade que os maringaenses decidiram procurar o doce para comprar em lojas especializadas. E a demanda não para de crescer.
Confeitarias consultadas pela reportagem do Maringá Post relatam estar vendendo mais de 1.200 unidades por dia e, mesmo assim, precisar organizar listas de espera. Quem aposta em uma produção artesanal também está trabalhando dobrado, com estoques se esgotando em questão de minutos. Neste universo, há também em quem aposte em receitas originais, com os morangos do amor em versões sem açúcar e zero lactose. Conheça algumas confeitarias que estão produzindo o doce viral em Maringá:
Fila de espera e busca por ‘freelancers’ para dar conta da demanda
A Brioche Crocante, na Avenida Paraná, já é uma referência em doces artesanais há alguns anos. A própria confeitaria já tinha o hábito de produzir o morango do amor antes da criação virar ‘trend’. No entanto, a demanda não era alta, algo que mudou da noite para o dia.
Ao Maringá Post, a sócia-proprietária da Brioche, Fernanda Cathcarth, explicou que, nos últimos dias, a padaria precisou aumentar a sua linha de produção para dar conta de tantos pedidos. Diariamente, foram mais de 1.200 morangos produzidos nas últimas semanas e, mesmo assim, a loja conta com uma lista de espera.

“De repente, deu esse boom na internet, e todo mundo começou a procurar. Procuram tanto que semana passada nós começamos a mexer na linha de produção. A gente tem 5 confeiteiros e precisamos mobilizar todos pra tentar dar conta da demanda. Nós anunciávamos, nos primeiros dias, coisa de 100 doces e vendi tudo em menos de 10 minutos, sábado passado tinha até fila de espera. Nós estamos produzindo em média de 1000, 1.200 morangos do amor por dia pra poder dar conta. E não tá dando conta (risos)”, disse.
A própria confeitaria está em busca de profissionais freelancers para auxiliar na linha de produção. Os interessados podem entrar em contato através do (44) 99718-0367 ou através do Instagram: @briochecrocantemga.
Produções esgotadas em questão de minutos
Quem também resolveu entrar na trend foi a Rafaela Volpato, proprietária do Restaurante e Cafe Donna Cozinha. Ela conta que relutou um pouquinho em tentar produzir o doce, por conta da complexidade da receita. No entanto, bastou o primeiro dia de produção para que todo o estoque se esgotasse em menos de 40 minutos.
“A gente até demorou um pouco para aproveitar a onda, porque é um doce realmente que é um pouco complicado de fazer. Quarta-feira foi o primeiro dia que a gente pensou “vamos fazer, se der certo a gente posta o que está fazendo”. E aí a gente fez, deu certo e começamos a vender. Desde então, está essa loucura. No primeiro dia que a gente postou, a gente postou era 10h30. Em quarenta minutos esgotou tudo que a gente tinha feito, foram mais de 100 bombons em menos de 40 minutos”, conta.

Dada a grande demanda, o restaurante da Rafaela começou a aceitar pedidos sob encomenda. Para isso, a equipe da cozinha foi ampliada.
“A gente tem duas pessoas a mais na cozinha esses dias só para isso, porque a gente trabalha com almoço, servindo refeição e aí a gente dividiu a cozinha para conseguir fazer a produção. Mesmo assim, a gente não consegue atender mais gente porque a gente acaba ficando com a produção um pouco limitada. Mas hoje a gente vai ficar até mais tarde produzindo para conseguir dar conta da demanda”, relatou Rafaela.
Receitas originais, sem açúcar e sem lactose
E é claro que o público intolerante à lactose não iria deixar de provar o doce mais desejado da internet nos dias atuais. A Adriane Catelan é proprietária de uma padaria especializada em receitas inclusivas, com uma produção 90% vegana.
Ao observar a ‘febre’ do morango do amor nas redes sociais, ela trabalhou uma receita própria, que não usa leite ou derivados e nem açúcar.
“Como a demanda é muito grande, a gente tem um público que não consome açúcar também, alguns estão fazendo tratamento de saúde, outros optaram por tirar o açúcar mesmo. Então eles estão loucos pra provar também, né? E aí eles vêm e pedem pra gente poder fazer uma versão que eles possam consumir, porque eles não têm a opção da versão tradicional. Então a gente nem teve a opção de escolher entrar na trend, a gente teve que entrar (risos)”, explicou.

Ainda conforme Adriane, foram vários testes até chegar em uma receita ideal, que está sendo vendida sob encomenda.
“A gente ficou um dia inteiro comendo morango do amor de todas as formas, mas no final das contas deu um resultado bem bacana, e eu acho que a gente também está satisfeito com o resultado. Ficou legal, bem crocante, maciozinho por dentro. […] Então a gente tá fazendo por encomenda. Ainda nem anunciamos o produto, mas já está saindo bastante, porque o pessoal está ‘doido’ por esse doce”, relatou.
Comentários estão fechados.