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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de autorizar a publicação dos editais de concessão dos Lotes 4 e 5 das Rodovias Integradas do Paraná, com leilões marcados para os dias 23 e 30 de outubro de 2025, respectivamente, na B3, em São Paulo. A decisão foi deliberada por unanimidade nesta terça-feira (15/7) durante a 93ª Reunião de Diretoria Colegiada Extraordinária, sob relatoria do diretor da ANTT, Lucas Asfor.
Essa etapa encerra uma série de lotes do programa rodoviário do Paraná e representa um marco para a mobilidade e a logística da região Sul. Com mais de 1.060 quilômetros de rodovias federais e estaduais incluídas, os projetos envolvem melhorias, duplicações, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das vias, com foco direto na redução de acidentes, aumento da fluidez do tráfego e qualidade no atendimento ao usuário.
Os editais contemplam trechos estratégicos das rodovias federais BRs 272, 369, 376, 158, 163 e 467, além de diversas rodovias estaduais (PRs), conectando importantes polos industriais, agrícolas e turísticos do estado do Paraná. Entre os destaques, estão os corredores que interligam municípios como Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Alves, Guaíra, entre outros centros regionais relevantes.
O Lote 4, com extensão total de 627,52 km, prevê investimentos superiores a R$ 18 bilhões. O projeto contempla mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos, 4 correções de traçado, além da implantação de 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, 8 passagens de fauna, 18 barreiras acústicas, 28 caixas para contenção de produtos perigosos, entre outras obras de arte especiais e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária.
De forma semelhante, o Lote 5 possui 432,77 km de extensão e conta com investimentos estimados em mais de R$ 11,7 bilhões. Como obrigações contratuais, estão previstas a duplicação de 238,57 km, a construção de 19,99 km de vias marginais, 3,7 km de contornos, 44 pontos de ônibus, 9 barreiras acústicas, 3 passagens de fauna, 22 caixas para contenção de produtos perigosos, 12 km de ciclovias, além de obras de arte especiais e demais melhorias voltadas à qualificação da infraestrutura rodoviária.
Os projetos foram amplamente discutidos com a sociedade em audiências públicas conduzidas pela ANTT e submetidos à análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a deliberação favorável da Diretoria Colegiada da Agência, tem início o processo licitatório, pautado no equilíbrio entre tarifa justa, investimentos robustos e qualidade na prestação dos serviços.
A concessão ocorrerá sob a modalidade de leilão público, com participação aberta a investidores por meio da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. Os envelopes com as propostas deverão ser entregues nos dias 20 e 27 de outubro de 2025, conforme o cronograma específico de cada lote. Toda a documentação, incluindo requisitos técnicos e cronograma detalhado, encontra-se disponível no portal da ANTT, na seção Rodovias > Novos Projetos de Concessão.
O que muda para o cidadão?
Na prática, os usuários das rodovias ganham mais segurança viária, monitoramento 24 horas, atendimento médico de emergência, sinalização moderna, pontos de parada e descanso, além de trechos duplicados. Tudo isso impacta diretamente na vida das pessoas — seja no trajeto para o trabalho, no transporte de cargas ou nas viagens em família.
Além disso, a iniciativa deve impulsionar investimentos bilionários e a geração de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e promovendo o desenvolvimento de cadeias produtivas ligadas ao transporte, à indústria e ao agronegócio.
“Com os Lotes 4 e 5, a ANTT avança na quinta etapa do programa de concessões rodoviárias no Paraná, fortalecendo seu compromisso com a modernização da infraestrutura de transporte terrestre no estado. A Agência já viabilizou, no âmbito desta etapa, os contratos dos Lotes 3 e 6, e anteriormente realizou as concessões dos Lotes 1 e 2 em fases anteriores do programa. Essa trajetória, pautada pela transparência, pelo diálogo institucional e pela responsabilidade pública, reafirma a missão da ANTT de transformar a infraestrutura brasileira com foco no cidadão, na eficiência logística e no desenvolvimento sustentável do país.”, disse o diretor da ANTT e relator do processo, Lucas Asfor.
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