UEM abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio

Prazo vai até 14 de julho. Programa é voltado a alunos da 1ª e 2ª série do CAP e de dez colégios estaduais da região.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), com vigência entre 2025 e 2026. O prazo para envio das propostas vai até 14 de julho, às 17h30.

    As submissões devem ser feitas pelos orientadores por meio do Sistema de Gestão de Projetos (SGP). O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM.

    O objetivo é promover a formação científica básica entre estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio, vinculados ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM e a outras dez escolas estaduais. As instituições participantes estão localizadas nos municípios de Umuarama (quatro escolas), Goioerê (duas), Cidade Gaúcha (duas), Cianorte (uma) e Diamante do Norte (uma).

    Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em 2025, que apresentem frequência igual ou superior a 80%, não tenham vínculo empregatício e possuam Currículo Lattes atualizado. É exigida dedicação mínima de dez horas semanais ao projeto.

    O valor da bolsa será de R$ 300 mensais, com duração de 12 meses a partir de 1º de setembro de 2025. Os participantes receberão certificado ao final do programa.

    O resultado da seleção está previsto para 25 de agosto, condicionado à definição do número de bolsas a ser divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    O edital completo (nº 005/2025-PPG-PES) e seus anexos estão disponíveis nos sites da PPG e do SGP, na aba “PIBIC-EM-CNPq”.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.