Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul de Maringá registrou, nesta segunda-feira (19), problemas no atendimento aos pacientes. Pessoas que aguardavam há horas na fila foram embora sem receber assistência médica.
Entre os casos mais graves, uma idosa, que chegou por volta de meio-dia e estava passando mal, desistiu de esperar e deixou a unidade sem ser atendida.
O repórter André Almenara gravou um vídeo para mostrar a situação na UPA. Veja a seguir:
O Maringá Post entrou em contato com a Secretaria de Saúde para esclarecer os motivos da demora no atendimento e se há medidas sendo tomadas para resolver o problema. Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a UPA Zona Sul está com escalas de médicos e enfermeiros completas e que os pacientes classificados como urgentes são atendidos com prioridade. As UPAs da cidade vêm registrando aumento na procura por atendimentos, principalmente às sextas e segundas-feiras. Entre as principais queixas, destacam-se sintomas respiratórios e suspeitas de dengue.
O município reforça que mais da metade dos pacientes atendidos nas UPAs não apresenta quadros de urgência ou emergência e pode ser atendida nas UBSs, permitindo que casos graves recebam atendimento mais rápido e eficiente.
Para reforçar os atendimentos de urgência e emergência, a Prefeitura de Maringá realizou credenciamento para contratação de médicos plantonistas que atuarão na UPA Zona Norte, UPA Zona Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A previsão é que os novos médicos já comecem a trabalhar no início de junho.“
Comentários estão fechados.