Sanepar apresenta Programa Uso Agrícola do Lodo de Esgoto na Expoingá

O trabalho sobre o lodo de esgoto está sendo apresentado no espaço chamado Bosque Didático, na Fazendinha da Expoingá.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Técnicos da Sanepar estão apresentando detalhes do Programa do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto dentro das atividades da Fazendinha, na 51ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

    Até o domingo (18), agricultores, estudantes, técnicos e agrônomos, além de visitantes em geral, podem aprofundar o seu conhecimento sobre o produto é rico em matéria orgânica, nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio e enxofre e micronutrientes, como zinco; e que é distribuído sem custos.

    Além da economia com o uso de adubos sintéticos, os agricultores que já aplicaram lodo de esgoto nas suas propriedades relatam um aumento de produtividade da cultura de até 30%. O Programa reforça o conceito da produção sustentável.

    Whatsapp Image 2025 05 15 At 11.09.11
    Foto: Sanepar / Assessoria de Imprensa

    O lodo de esgoto da Sanepar pode ser aplicado em várias culturas frutíferas, de cobertura, como aveia, café, cana-de açúcar, capineira, folhagem, milho, soja e trigo. As restrições de aplicação são para hortaliças, tubérculos, como amendoim e mandioca.

    Em 2024, a Sanepar distribuiu mais de 32 mil toneladas de lodo de esgoto, beneficiando 132 agricultores paranaenses. Somente o Noroeste do Estado, cerca de 11 mil toneladas de lodo foram entregues para 45 agricultores.

    A Sanepar está na Fazendinha da Expoingá, numa parceria com o IDR. O trabalho sobre o lodo de esgoto está sendo apresentado no espaço chamado Bosque Didático, bem ao lado da maquete sobre manejo de solo.

    Whatsapp Image 2025 05 15 At 11.09.12
    Foto: Sanepar / Assessoria de Imprensa

    CADASTRO

    Para quem deseja participar do Programa Uso Agrícola do Lodo de Esgoto da Sanepar pode acessar o site da Sanepar, na aba Sustentabilidade. Além de questionários com perguntas e respostas, que na Expoingá os visitantes tem a chance de extrapolar, no site está descrito o processo completo de tratamento do lodo e também é possível fazer um pré-cadastro.

    O lodo é fornecido de forma gratuita para áreas agrícolas aptas e culturas permitidas. Isto, conforme a disponibilidade do lodo em cada região do Paraná.

    PARCERIA

    A Fazendinha é uma parceria entre Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá), Prefeitura de Maringá, secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Ceasa Paraná e Sanepar.

    Sanepar na Fazendinha da Expoingá

    Data: até domingo (18)
    Horário:
    Local: Bosque Didático, bem ao lado da maquete sobre manejo de solo

    Comentários estão fechados.