Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Técnicos da Sanepar estão apresentando detalhes do Programa do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto dentro das atividades da Fazendinha, na 51ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).
Até o domingo (18), agricultores, estudantes, técnicos e agrônomos, além de visitantes em geral, podem aprofundar o seu conhecimento sobre o produto é rico em matéria orgânica, nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio e enxofre e micronutrientes, como zinco; e que é distribuído sem custos.
Além da economia com o uso de adubos sintéticos, os agricultores que já aplicaram lodo de esgoto nas suas propriedades relatam um aumento de produtividade da cultura de até 30%. O Programa reforça o conceito da produção sustentável.

O lodo de esgoto da Sanepar pode ser aplicado em várias culturas frutíferas, de cobertura, como aveia, café, cana-de açúcar, capineira, folhagem, milho, soja e trigo. As restrições de aplicação são para hortaliças, tubérculos, como amendoim e mandioca.
Em 2024, a Sanepar distribuiu mais de 32 mil toneladas de lodo de esgoto, beneficiando 132 agricultores paranaenses. Somente o Noroeste do Estado, cerca de 11 mil toneladas de lodo foram entregues para 45 agricultores.
A Sanepar está na Fazendinha da Expoingá, numa parceria com o IDR. O trabalho sobre o lodo de esgoto está sendo apresentado no espaço chamado Bosque Didático, bem ao lado da maquete sobre manejo de solo.

CADASTRO
Para quem deseja participar do Programa Uso Agrícola do Lodo de Esgoto da Sanepar pode acessar o site da Sanepar, na aba Sustentabilidade. Além de questionários com perguntas e respostas, que na Expoingá os visitantes tem a chance de extrapolar, no site está descrito o processo completo de tratamento do lodo e também é possível fazer um pré-cadastro.
O lodo é fornecido de forma gratuita para áreas agrícolas aptas e culturas permitidas. Isto, conforme a disponibilidade do lodo em cada região do Paraná.
PARCERIA
A Fazendinha é uma parceria entre Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá), Prefeitura de Maringá, secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Ceasa Paraná e Sanepar.
Sanepar na Fazendinha da Expoingá
Data: até domingo (18)
Horário:
Local: Bosque Didático, bem ao lado da maquete sobre manejo de solo
Comentários estão fechados.