Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Câmara de Maringá aprovou, na sessão dessa terça-feira (13), um requerimento que questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de incorporar, ao efetivo da Guarda Municipal, agentes à paisana – aqueles que andam pelas ruas ‘disfarçados’, com trajes civis -.
O documento é de autoria do vereador Maninho (Republicanos). No requerimento, Nº 491/2025, o parlamentar questiona o município se já existem, na Guarda Municipal, “agentes que atuam à paisana no desempenho de suas funções”. Caso não existam, o parlamentar pergunta também se é viável a realização de um estudo, visando a possibilidade de implantação do projeto.
No questionamento ao Executivo, Maninho cita que agentes à paisana seriam uma forma de “reforçar a segurança pública, permitir o monitoramento estratégico de áreas de risco e ampliar a eficiência operacional da corporação”. O documento havia sido protocolado no dia 18 de fevereiro, mas só chegou ao plenário nessa terça (13).
Ao Maringá Post, o vereador cita que a ideia seria colocar os agentes em diversas regiões da cidade, de forma a atuarem na prevenção de algumas situações.
“O que eu estou pedindo aqui é algo que já tem na Polícia Militar, que já tem no Exército. Eu servi em 1991, então a gente tinha o P2 lá também, que andava no meio da população, sabendo o que estava acontecendo. E esse requerimento a gente está questionando se é possível realizar estudos para implementar agentes com trajes civis É algo pensado para prevenir, vamos dizer, um roubo, alguma coisa. De repente o agente está no meio de um bar, de uma lanchonete, alguma coisa assim, ele consegue ver a possibilidade de ter tráfico de droga. Então é um requerimento simples que eu acho que se a gente conseguir colocar em prática, pode resolver esse problema”, afirmou.
Comentários estão fechados.