Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Na noite desta quarta-feira (23), um meteoro de grande intensidade riscou o céu de mais de 15 cidades da região Sul, incluindo Maringá.
O fenômeno, registrado pelas câmeras da Clima ao Vivo e da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), gerou uma explosão visível, causando grande impacto visual e gerando surpresa entre os moradores.
O meteoro, que é o fenômeno luminoso gerado quando fragmentos de asteroides, meteoroides ou cometas entram na atmosfera da Terra, causou um brilho intenso e foi considerado um “fireball”, ou bola de fogo, devido à sua luminosidade superior ao brilho de Vênus.
Esse tipo de meteoro é caracterizado por uma explosão, causada pela alta velocidade com que o fragmento entra na atmosfera terrestre, variando entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.
Veja o vídeo a seguir:
De acordo com especialistas, o meteoro visível na noite de quarta-feira (23) pode ter se originado de um asteroide ou meteoroide, e sua visibilidade se deu devido ao seu grande tamanho e velocidade. Em casos como esse, o fenômeno pode gerar uma bola de fogo tão intensa que, ao atingir camadas mais densas da atmosfera, acaba por resultar em um evento explosivo.
Comentários estão fechados.