Câmara aprova Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Maringá

Projeto de Lei tem autoria dos vereadores Mario Verri (PT), Professora Ana Lúcia (PDT) e Mário Hossokawa (PP).

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Maringá será realizada anualmente a partir da terceira segunda-feira do mês de maio e terá duração de cinco dias úteis. É o que prevê o Projeto de Lei n. 17.269/2025, de autoria dos vereadores Mario Verri (PT), Professora Ana Lúcia (PDT) e Mário Hossokawa (PP), aprovado em primeira discussão nesta terça-feira (8) durante sessão ordinária, na Câmara Municipal.

    Ao tornar-se Lei, a Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Maringá passa a fazer parte do Calendário Oficial de Maringá, tendo como princípios e finalidades melhorar as condições do trânsito em Maringá, conscientizar a comunidade sobre os problemas do tráfego e estabelecer campanhas de primeiros socorros em caso de sinistro de trânsito, dentre outros objetivos.

    Ao defender a criação da Semana Municipal de Segurança no Trânsito durante fala na Tribuna, o vereador Mario Verri divulgou dados preocupantes: só no primeiro trimestre de 2025, foram 16 mortes nas rodovias da região de Maringá, 84 acidentes apenas da Avenida Colombo, número 60% superior quando comparado a 2024.

    “É uma ferramenta para que a gente possa trabalhar a educação no trânsito e principalmente que a gente diminua o número de acidentes, e que isso seja útil na formação da conscientização dos mais jovens”, disse Verri. “É uma iniciativa de mobilização permanente que quer formar cidadãos conscientes”, reforçou a vereadora Professora Ana Lúcia.

    Durante a sessão ordinária, Mario Verri fez questão de cumprimentar a presença do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Pedro Faria, um dos apoiadores da criação da Semana Municipal de Segurança no Trânsito.

    O Projeto de Lei aprovado prevê a participação da própria PRF e de outros órgãos governamentais e não governamentais como parceiros para que seja viabilizada a infraestrutura necessária para a realização da Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Maringá.

    Segunda discussão


    O Projeto de Lei n. 17.269/2025 obteve 21 votos favoráveis em primeira discussão, devendo entrar para a segunda discussão na sessão ordinária da próxima quinta-feira (10), na Câmara de Maringá. Dentro do PL, também foi aprovada a Emenda Supressiva 1, de autoria de Mario Verri, suprimindo o Artigo 3 do projeto de lei.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.