Maringá: Prefeitura vai custear deslocamento de pais de alunos transferidos de CMEIs em reformas

Decreto regulamentando a medida foi publicado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (3). Pais dos estudantes poderão solicitar cartão para uso gratuito do transporte coletivo com até quatro créditos diários. De acordo com secretário de Educação, medida visa “amenizar o transtorno” causado pelas mudanças de escolas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Prefeitura de Maringá vai custear o deslocamento de pais de alunos da rede municipal que tenham sido transferidos de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) enquanto as escolas em que estão originalmente matriculados estejam fechadas para reformas. O decreto Nº 716/2025, que regulamenta a medida, foi publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (3) e já está em vigor.

    O benefício permitirá o uso gratuito dos ônibus do transporte coletivo de Maringá. Os pais ou responsáveis interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), levando comprovantes de endereço e de matrícula da criança. O cadastro permitirá a um dos responsáveis até quatro créditos diários no transporte coletivo. A única exigência para o pai ou responsável ter acesso ao passe livre é que a escola que a criança foi realocada fique a 1 quilômetro ou mais de distância da unidade de ensino de origem.

    Atualmente, Maringá tem seis escolas fechadas para reformas, com os alunos realocados em outras unidades e/ou em espaços improvisados. A Prefeitura de Maringá não tem um número exato de estudantes que, no momento, estão fora das escolas de origem por conta das obras.

    Em entrevista ao Maringá Post nesta segunda-feira (7), o secretário de Educação de Maringá, Fernando Brambilla, explicou que a medida visa “amenizar o transtorno” causado pelas obras no CMEIs e, consequentemente, pelas mudanças de escola.

    “O objetivo é a gente amenizar o possível transtorno ao deslocamento das famílias que levavam os seus filhos para os CMEIs de origem e, devido à necessidade de uma reforma ou ampliação da unidade escolar, nós transferimos provisoriamente os alunos. Então, para que a gente facilite a vida dos pais ou dos responsáveis, o município está fazendo essa questão do passe gratuito para essas famílias. A família interessada que queira buscar esse benefício, ela pode estar buscando junto a Semob, lá no setor de passe dos estudantes. Ali, ela comprova que o filho está nessa escola que está em reforma ou ampliação e foi para outro local”, explicou.

    Comentários estão fechados.