Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Em média 1 a cada 3 vítimas de acidentes fatais no trânsito de Maringá tem menos de 30 anos de idade. Os dados são dos boletins de ocorrência de trânsito feitos pela Polícia Militar (PM) e compilados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os números são atualizados até o dia 20 de março deste ano.
De acordo com o levantamento, 988 pessoas perderam a vida no trânsito de Maringá nos últimos 20 anos (entre 2006 e 2025). Do total, 365 tinham entre 0 e 29 anos de idade. A faixa etária com mais vítimas é a entre 20 e 29 anos, com 254 mortes. De janeiro até março de 2025, 7 pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas de Maringá, sendo 4 nesta faixa etária.
Os dados também revelam o sexo da maioria das vítimas: dos 988 óbitos nos últimos 20 anos, 798 eram homens e 190 mulheres. Com relação a classificação das vítimas, 543 eram motociclistas, 237 pedestres, 119 motoristas e 88 ciclistas, além de um único registro de vítima fatal de patinete. Das 7 mortes registradas em 2025, 3 foram de motociclistas.
Nos primeiros três meses do ano, Maringá registrou queda de 36% no número de mortes no trânsito. No mesmo período do ano passado, foram 11 mortes.
Apesar da redução, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), segue com as ações educativas e vai intensificar os projetos para segurança no trânsito.
“O nosso objetivo é que não tenhamos vítimas no trânsito e vamos trabalhar para zerar esse número. Para isso, a nossa equipe desenvolve diversos projetos, incluindo blitz educativas, campanhas de conscientização, cursos de direção defensiva, entre outras medidas”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves. Ele ressaltou que a Semob atua a partir das ações de educação, melhorias de sinalização viária e fiscalização constante das condições de veículos e condutores para garantir a segurança no trânsito.
Uma das iniciativas do município voltadas para a educação no trânsito é o projeto ‘Trânsito em Sala de Aula’. Durante o projeto, alunos da rede municipal têm aulas de história do trânsito, engenharia de tráfego, direção defensiva, pedestres, ciclistas e cidadania no trânsito. “As crianças serão os nossos motoristas no futuro. Por meio dessa iniciativa, conseguimos formá-las, desde pequenas, para que atuem com segurança e prudência no trânsito. Além disso, as crianças também levam boas práticas aos pais e responsáveis”, destaca o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
A Prefeitura de Maringá também promove palestras, apresentações, debates, blitze, reuniões e outras ações em escolas, empresas, unidades de saúde, praças e outros espaços públicos. Nesta semana, os agentes realizam orientações e blitz educativa na Avenida das Palmeiras e distrito de Iguatemi, além de ação de conscientização para ciclistas e condutores de patinetes e curso de direção defensiva para funcionários terceirizados da Sanepar.
Comentários estão fechados.