Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A terceira edição da pesquisa Data Maringá – Tendências de Consumo 2024/2025 traz um panorama sobre os hábitos e preferências da população maringaense. E revela que 64% têm interesse em comprar um imóvel, acima do percentual da pesquisa anterior, que foi de 59%.
Os imóveis até R$ 500 mil são o objetivo de compra de 58% dos entrevistados, enquanto que a demanda por imóveis acima de R$ 1 milhão alcançou o maior número desde 2021, com crescimento de 4% em relação ao ano anterior.
No setor de educação, 59% dos entrevistados manifestaram interesse em realizar cursos nos próximos 12 meses, sendo que 39% escolherão capacitação de curta duração e 54%, a modalidade online.
Sobre os hábitos de consumo em supermercados, 68% frequentam regularmente esses estabelecimentos e a satisfação geral cresceu de 86% para 91% nos últimos dois anos. A frequência a shoppings também cresceu: em 2023, 49,5% dos maringaenses afirmavam frequentar regularmente, percentual que subiu para 53,6% em 2024.
Os maringaenses também gostam de PET e de compras online: 58% têm pelo menos um e 40% gastam mais de R$ 200 mensais por mês com o bichinho. Já 60% compram frequentemente pela internet e 47% gastam entre R$ 100 e R$ 300 por mês com e-commerce.
O percentual da população que se considera ativa em relação à atividade física é o maior das três pesquisas, com 42%, contra 30% em 2021, e 60% possuem plano de saúde.
Em relação ao dinheiro e à renda, a taxa de investidores saltou de 50% para 61,2% e dois terços conseguem investir até 10% do que ganham. O otimismo em relação ao orçamento familiar também se reflete nos dados: 71,2% acreditam que a renda aumentará nos próximos anos. Em relação à distribuição do orçamento, os principais destinos são alimentação, moradia e investimentos.
Quanto às políticas públicas, a população destacou saúde, segurança e educação como áreas prioritárias para melhorias. Em comparação a edições anteriores, o interesse por segurança e mobilidade urbana cresceu significativamente.
O estudo é uma realização da DataMarket Inteligência de Mercado e o Departamento de Pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com patrocínio da Totvs. A pesquisa, feita em 2024, analisou as preferências e hábitos de compra em 12 setores, com 75 perguntas e 1.356 questionários válidos.
Comentários estão fechados.