Maioria dos maringaenses tem interesse em comprar casa, diz pesquisa

A pesquisa Data Maringá 2024/2025 mostra que 58% dos maringaenses têm interesse em comprar imóveis de até R$ 500 mil.

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    A terceira edição da pesquisa Data Maringá – Tendências de Consumo 2024/2025 traz um panorama sobre os hábitos e preferências da população maringaense. E revela que 64% têm interesse em comprar um imóvel, acima do percentual da pesquisa anterior, que foi de 59%.

    Os imóveis até R$ 500 mil são o objetivo de compra de 58% dos entrevistados, enquanto que a demanda por imóveis acima de R$ 1 milhão alcançou o maior número desde 2021, com crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

    No setor de educação, 59% dos entrevistados manifestaram interesse em realizar cursos nos próximos 12 meses, sendo que 39% escolherão capacitação de curta duração e 54%, a modalidade online.

    Sobre os hábitos de consumo em supermercados, 68% frequentam regular­mente esses estabelecimentos e a satisfação geral cresceu de 86% para 91% nos últimos dois anos. A frequência a shoppings também cresceu: em 2023, 49,5% dos maringaenses afirmavam frequentar regularmente, percen­tual que subiu para 53,6% em 2024.

    Os maringaenses também gostam de PET e de compras online: 58% têm pelo menos um e 40% gastam mais de R$ 200 mensais por mês com o bichi­nho. Já 60% compram frequentemente pela internet e 47% gastam entre R$ 100 e R$ 300 por mês com e-commerce.

    O percentual da população que se considera ativa em relação à atividade fí­sica é o maior das três pesquisas, com 42%, contra 30% em 2021, e 60% possuem plano de saúde.

    Em relação ao dinheiro e à renda, a taxa de investidores saltou de 50% para 61,2% e dois terços conseguem investir até 10% do que ganham. O otimis­mo em relação ao orçamento familiar também se reflete nos dados: 71,2% acreditam que a renda aumentará nos próximos anos. Em relação à distribui­ção do orçamento, os principais destinos são alimentação, moradia e investi­mentos.

    Quanto às políticas públicas, a população destacou saúde, segurança e edu­cação como áreas prioritárias para melhorias. Em comparação a edições an­teriores, o interesse por segurança e mobilidade urbana cresceu significativa­mente.

    O estudo é uma realização da DataMarket Inteligência de Mercado e o De­partamento de Pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com patrocínio da Totvs. A pesquisa, feita em 2024, analisou as pre­ferências e hábitos de compra em 12 setores, com 75 perguntas e 1.356 questionários válidos.

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