Eleita nova diretoria da AMP; prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, encabeça chapa

A posse da nova Diretoria será em 30 de abril, durante o II Emupar (Encontro de Municípios Paranaenses), no UP Experience, em Curitiba.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, foi eleito nesta terça-feira (25) presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) na chapa “Juntos, pelo Desenvolvimento do Paraná“, que tem 79 integrantes e assumirá o comando da organização no biênio 2025/2027.

    A posse da nova Diretoria será em 30 de abril, durante o II Emupar (Encontro de Municípios Paranaenses), no UP Experience, em Curitiba.

    Mais de 150 prefeitos e prefeitas e representantes das 19 associações regionais de municípios de todas as regiões do Estado, além de quatro secretários estaduais – Guto Silva (Cidades), Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Ulisses Maia (Planejamento) e Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família) – estiveram na AMP para prestigiar a votação.

    Uma das mais importantes organizações municipalistas do Brasil, a AMP reúne as 399 prefeituras do Estado e desenvolve um importante trabalho de ampliação dos recursos para o fortalecimento das finanças dos municípios, de melhorias em todas as áreas (sobretudo saúde, educação e obras públicas) e ainda de qualificação dos servidores públicos das prefeituras.

    PROTAGONISTA DO MUNICIPALISMO

    O presidente da AMP e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos, destacou as marcas principais da sua gestão – o protagonismo no movimento municipalista brasileiro, o amplo diálogo com todos os segmentos da sociedade, principalmente os Governos Federal e Estadual e ainda a Assembleia Legislativa, e a qualificação dos servidores por meio do programa AMP-Itaipu 4.0.

    “A AMP é a casa do municipalismo. Mas isso só é possível com o apoio dos prefeitos de todas as regiões do Estado, do Governo do Estado, por meio do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e da Assembleia Legislativa, que têm sido nossos grandes parceiros no desenvolvimento das cidades do Paraná”, comentou.

    Whatsapp Image 2025 03 26 At 08.15.07
    Foto: Divulgação / AMP

    O presidente disse que a presença de 150 prefeitos na eleição mostra a força do municipalismo. “Sempre dei atenção especial a cada um de vocês para termos uma grande unidade em torno das prefeituras. Em Brasília, na CNM, quero fazer com que os problemas do Paraná e do Brasil sejam resolvidos. Você vai ter um soldado, Marcel, te ajudando para trabalhar e defender esta entidade gigante que é a AMP”, afirmou.

    CHAPA PLURAL E NOVA SEDE

    Marcel Micheletto, que assumirá a AMP pela terceira vez, destacou três aspectos principais na chapa que articulou para dirigir a Associação pelos dois próximos anos: participação de prefeitos e prefeitas de todas as 19 regiões do Estado, a presença tanto de pequenos quanto de grandes municípios (incluindo Curitiba) e a participação recorde de integrantes mulheres na Diretoria.

    Ele ressaltou ainda a parceria com o Governo do Estado. “Temos um governador que está irrigando os cofres de todos os municípios. Temos uma ótima relação com a Assembleia Legislativa, até porque fui deputado estadual, líder de governo e secretário de Estado de Administração e volto agora para o municipalismo, na Presidência da AMP, para cada vez mais fazer a defesa de pautas importantes para nossos municípios”, afirmou Marcel, que destacou sua preocupação de manter a unidade das prefeituras.

    “O municipalismo corre nas minhas veias. Quero construir um ambiente responsável na AMP para continuar a harmonia que temos no Estado. Agradeço o apoio dos prefeitos e prefeitas nesta missão. Que possamos continuar neste crescimento dos municípios do Paraná, junto com o Governo do Estado”, disse o presidente eleito, que também assumiu o compromisso de lutar pela construção de uma nova sede para a AMP.

    A eleição reuniu ainda o superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Estado e ex-presidente da AMP, Junior Weiller; o diretor do IBGE do Paraná, Elias Guilherme Ricardo; a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; o ex-secretário-estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa; e o diretor-executivo da AMP e ex-presidente da AMP, Joarez Henrichs.

    Comentários estão fechados.