Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O prazo para o pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) 2025 com 7% de desconto termina nesta segunda-feira, 10 de março. As guias para pagamento estão disponíveis para emissão no site oficial da Prefeitura de Maringá.
Os contribuintes podem realizar o pagamento de forma prática via Pix, facilitando o processo e garantindo a baixa do tributo. A data também marca o vencimento da segunda parcela para aqueles que optaram pelo parcelamento. Até o momento, o pagamento à vista representa 85% do total arrecadado, que já soma R$ 190,5 milhões, de um total de R$ 322 milhões.
Isenção do IPTU
Idosos com mais de 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência que atendam aos critérios podem solicitar isenção do IPTU 2025 até o dia 31 de março. A solicitação pode ser feita pela página do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou diretamente na Praça de Atendimento, no Paço Municipal.
Após a solicitação, a Secretaria de Fazenda realiza uma vistoria no imóvel, além do preenchimento de um relatório socioeconômico. Um mutirão será realizado neste sábado, 8, para dar andamento às vistorias e entrevistas dos contribuintes que pediram isenção.
Critérios para isenção do IPTU:
- Propriedade do imóvel e residência no local, sem outras propriedades no município;
- Renda familiar mensal não superior a três salários mínimos;
- Área construída não superior a 150 m² para imóveis de alvenaria, 200 m² para imóveis de madeira ou construção mista;
- Área útil do terreno não superior a 1.000 m².