Artista maringaense, Bruno Pesch, abre sua nova exposição “Ausências na Presença”

A mostra explora a criação de esculturas em arame galvanizado, que levantam discussões sobre como a ausência afeta os indivíduos e como ela se manifesta.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    No próximo dia 8 de março, o artista visual Bruno Pesch, em parceria com a produtora cultural Joyce M. Teruya, inaugura a exposição “Ausências na Presença” no CAC Márcia Costa. A abertura será marcada por uma vernissage aberta ao público no mesmo dia, a partir das 20h. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

    A mostra explora a criação de esculturas em arame galvanizado, que levantam discussões sobre como a ausência afeta os indivíduos e como ela se manifesta. O resultado são obras compostas por metáforas visuais que abordam as ausências inerentes à presença. A exposição tem classificação indicativa livre.

    Em “Ausências na Presença”, o público poderá conferir 12 obras inéditas, incluindo uma interativa. Utilizando o arame galvanizado, material maleável e expressivo, o artista convida o público a contemplar volumes diversos, definidos por contornos e linhas que revelam o vazio.

    Bruno Pesch Foto De Isa Angioletto E Augusto Perego
    Foto: Isa Angioletto e Augusto Perego

    “O trabalho com o arame nos permite investigar maneiras de desenhar no espaço com um material que desafia os limites do campo da escultura. Um dos artistas pioneiros no uso do arame na criação artística é Alexander Calder, uma grande inspiração para mim”, completa Bruno Pesch.

    Bruno Pesch é um artista multifacetado com mais de 6 anos de carreira dedicados às artes visuais em Maringá. No último ano, realizou a exposição “Corpo e dança metamorfoseadas em traços” e o documentário “Caminhos da Cidade”, ambos aprovados em editais municipais. Também produziu, em arame galvanizado, o cenário do show “Rash Carreira Acústico”, da cantora maringaense Raquel Carreira.

    Bruno Pesch 00152 Foto De Isa Angioletto E Augusto Perego
    Foto: Isa Angioletto e Augusto Perego

    “Poder colaborar com o Bruno nestas peças tem sido uma grande alegria. O trabalho com arame é, sem dúvida, uma característica marcante de sua trajetória”, comenta Joyce Teruya.

    O projeto também oferecerá uma oficina de escultura em arame, ministrada por Bruno Pesch no dia 29 de março, no CAC Márcia Costa. Serão oferecidas 10 vagas, com inscrições através do link abaixo. A idade mínima para participar é de 14 anos.

    Serviço:

    Exposição “Ausências na Presença” de Bruno Pesch

    Vernissage: 08/03/2025 às 20h

    Período de visitação: 08/03/2025 a 01/04/2025

    Horários de visitação: de segunda a sexta das 8h às 11h30 – 13h às 17h30

    Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, no Espaço de Artes Visuais – 1° Piso

    (Av. XV de Novembro, 514, centro)

    Entrada gratuita | Classificação livre
    Inscrições para a oficina Escultura em Arame com Bruno Pesch.

    Ficha Técnica:

    Obras: Bruno Pesch e Joyce Teruya

    Produção: Joyce Teruya

    Montagem e iluminação: Pedro H. Daniel

    Fotografia: Isa Angioletto e Augusto Perego

    Textos: Mariana V. Sarache

    Identidade visual: Fernando Souza / Maringaense Cultural

    Direção de comunicação: Fernando Souza / Maringaense Cultural

    Agradecimentos especiais: Ateliê Culturama, Raquel Carreira, Mora Estúdio e Ceci Brasão

    Produzido  com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) Lei Complementar n° 195/2022. Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura do Município de Maringá e Secretaria de Cultura de Maringá

    Comentários estão fechados.