Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) de Maringá comemora 20 anos nesta terça-feira (25), consolidando sua posição como referência no Paraná em ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres.
A pasta tem se destacado pelo desenvolvimento de programas que buscam combater a violência e promover a igualdade de gênero. Diversos municípios, como Londrina, Cascavel, Curitiba e Ponta Grossa, já enviaram representantes para conhecer as políticas implementadas pela secretaria.
A Semulher também tem expandido sua atuação, com reuniões realizadas desde janeiro com cidades como Marialva e Ivatuba, além de parcerias com a Patrulha Maria da Penha e forças policiais para fortalecer o combate à violência contra a mulher.
A secretaria oferece diversos serviços essenciais, como a distribuição de absorventes, o Botão do Pânico para segurança de mulheres em situação de risco, e atendimento psicológico, jurídico e assistencial a vítimas de violência. Além disso, são promovidas capacitações e cursos profissionalizantes, como o programa “Qualifica Mulher”, que oferece oportunidades de geração de renda e autonomia financeira.
Em 2025, mais de 300 vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo e capacitação profissional foram oferecidas para mulheres em Maringá, com temas como cuidados com idosos, criação de lojas virtuais e organização de eventos.
Ao longo de sua trajetória, a Semulher foi reconhecida por diversas premiações, como o Prêmio Gestor Público do Paraná, pelo programa “Dignidade e Proteção”, e o Prêmio Dorcelina Folador, que destaca ações contra a discriminação e violência de gênero.
Comentários estão fechados.