Maringá amanheceu quente nesta terça-feira (11). Às 8h, os termômetros já marcavam 25°C, e a máxima prevista para o dia pode chegar a 31°C. No entanto, a sensação térmica deve ultrapassar os 35°C. Apesar do calor intenso ao longo do dia, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) aponta 96% de chance de chuva para a noite, entre 19h e 21h.
Para a quarta-feira (12), a previsão indica mais um dia de calor, com temperaturas variando entre 21°C e 30°C. A possibilidade de chuva é pequena, e caso ocorra, também deve se concentrar no período noturno.
Previsão para o Paraná
O cenário meteorológico segue o padrão dos últimos dias em todo o estado. A terça-feira amanheceu com variação de nebulosidade na faixa leste do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, onde há registro de nevoeiros em alguns pontos. Com a presença do Sol, a nebulosidade diminui e as temperaturas sobem rapidamente em todas as regiões.
No centro-leste do estado, a umidade favorece a formação de pancadas de chuva durante a tarde, com intensidade de fraca a moderada e acompanhadas por trovoadas localizadas. Já nas regiões oeste, sudoeste e noroeste, o intenso aquecimento pode provocar tempestades isoladas com raios e rajadas de vento.
Para as próximas 48 horas, a formação de uma frente fria na altura do Uruguai intensifica a chegada de calor e umidade ao Paraná. Esse fenômeno aumenta a possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões, além de tempestades pontuais mais intensas. As temperaturas continuam elevadas, com máximas podendo chegar a 38°C no extremo oeste e no litoral do estado.
Recomendações
Diante das altas temperaturas e da umidade elevada, especialistas recomendam a ingestão constante de água para evitar desidratação e o uso de roupas leves. Para quem pretende sair à noite, um guarda-chuva pode ser um aliado indispensável devido à possibilidade de pancadas de chuva.
Comentários estão fechados.