Maringá reabre fábrica de artefatos de cimento na Pedreira e intensifica serviços de infraestrutura e limpeza

Secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, apresentou balanço de ações durante sessão da Câmara de Vereadores.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    No primeiro mês de 2025, a Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, garantiu mais eficiência aos serviços de manutenção e cuidado da cidade.

    O balanço das ações, que inclui a retomada total da Pedreira Municipal e otimização de diversos serviços, foi apresentado pelo secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 6.

    Entre as ações apresentadas pelo secretário está a retomada do funcionamento total da Pedreira Municipal, com a volta da produção na fábrica de tubos e da usina de asfalto. No primeiro mês de retomada, foram produzidas 736 unidades de itens na fábrica de artefatos de cimento, como tampas de boca de lobo, tijolos, bancos, postes, meios-fios, tubulação e lajes.

    Na pavimentação, foram mais de 240 toneladas de massa asfáltica quente para tapa-buraco, serviço de reperfilagem na Rua Rodolfo Creem, entre outras melhorias. Para melhorar a infraestrutura urbana, a Prefeitura de Maringá também iniciou em janeiro as obras que podem solucionar o problema histórico de alagamentos na Avenida Morangueira.

    Com planejamento estratégico, o município ampliou o serviço de recolhimento de inservíveis, sem nenhum custo adicional. Em janeiro deste ano, foram recolhidas 220,76 toneladas de volumosos e inservíveis, como móveis, sofás e colchão. O número é 134% maior em relação ao mesmo período de 2024, quando foram recolhidas 94,25 toneladas. O número de resíduos de construção civil coletados também foi 224% maior, sendo coletadas 887,45 toneladas neste ano contra 273,82 toneladas no mesmo período do ano passado.

    No mês de janeiro, foram intensificadas as ações de podas, limpeza de fundo de vale, coletas e roçadas, além das limpezas de 152 bocas de lobos e 388 metros de galerias. Na arborização urbana, foram avaliados 172 protocolos, com 930 podas e desbarras, retirada de 73 galhos dependurados e remoção de 264 árvores. Também foram executados mais de 1.238 serviços de recolhimento de lenha, cepilho, tronco, galhos, entre outros resíduos de arborização.

    O secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, também destacou, entre as ações desenvolvidas, a revisão do plano de gestão de arborização urbana e a contratação de equipes terceirizadas para a roçada. “Nesta semana, foi assinado contrato com a empresa que será responsável pela roçada dos canteiros centrais de Maringá, o que otimizará o trabalho das nossas equipes, que poderão atuar em outros locais da cidade”, disse.

    O secretário também apresentou soluções tecnológicas que serão adotadas pelo município, como uma ferramenta de ultrassonografia para análise das árvores da cidade. “O equipamento de ultrassom apresentará o laudo pronto da árvore apontará se a árvore está com algum problema ou se tem risco de queda. Tudo isso de forma rápida e totalmente tecnológica”, disse.

    Mussio também respondeu questionamentos dos vereadores sobre roçada, arborização e apresentou diversas outras melhorias em infraestrutura urbana realizadas pelo município. O secretário reforçou a grande ação regional de controle da dengue nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8. Durante a mobilização, estarão presentes todas as equipes e maquinários de Limpeza Urbana e Infraestrutura, além de cerca de 180 agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde.

    O presidente interino da Câmara de Vereadores, Sidnei Telles, agradeceu a presença do secretário Vagner Mussio e reforçou a importância das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana e da Defesa Civil para cidade. “São órgãos que impactam a cidade diretamente, com serviços de limpeza urbana, coleta de lixo, remoção e plantio de árvores, entre outros. São secretarias que estão a todo momento envolvidas com o dia a dia da nossa cidade.”

    Comentários estão fechados.