Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, Maringá e cidades da região promovem uma grande ação regional de controle da dengue. A união de esforços entre os municípios é uma medida para reduzir o avanço da doença, que pode registrar pico de casos entre o final de fevereiro e início de março.
Em Maringá, a ação será coordenada pelas secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Saúde, com apoio de voluntários, e ocorrerá em 13 bairros da cidade que registraram alto índice de infestação do mosquito da dengue no 1º Lira deste ano.
A ação regional de combate à dengue é uma soma de esforços entre o poder público e a sociedade. O grande mutirão regional envolverá Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari e demais cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O prefeito Silvio Barros destacou a importância da ação conjunta entre os municípios.
“O controle da dengue deve ser um compromisso diário de toda a população e não adianta atuarmos apenas em Maringá. Com essa ação regional, vamos trabalhar juntos e de forma concentrada para conscientizar a comunidade e eliminar focos do mosquito transmissor da doença”, disse.
Em Maringá, a atuação será concentrada na área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paraíso, São Silvestre, Aclimação, Céu Azul, Internorte, Parigot de Souza, Guaiapó, Pinheiros, Piatã, Alvorada III, Alvorada I, Morangueira e Tuiuti. A Prefeitura de Sarandi também atuará em áreas que fazem divisa com Maringá.
Na sexta-feira e no sábado, das 8h às 17h, todos os servidores das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura vão trabalhar de forma simultânea nos 13 bairros de Maringá para limpeza de fundos de vale e de outros locais mapeados a partir de georreferenciamento em que há descarte irregular de materiais.
O secretário de Limpeza Urbana e Infraestrutura, Vagner Mussio, reforça que não será um ‘bota-fora’, ou seja, as pessoas não devem descartar na rua resíduos inservíveis, como sofás, móveis, colchões ou outros tipos de materiais.
“Vamos realizar uma grande limpeza nos pontos já mapeados, tanto em fundos de vale como locais com registro de descarte irregular. Precisamos que haja cooperação e que a comunidade não coloque nada na rua nesses dias. Será um trabalho pontual e georreferenciado nos pontos de entulho da cidade”, explicou. Ele destacou que toda a equipe estará mobilizada nestes locais e todos os equipamentos e maquinários do município serão utilizados para limpeza.
Equipes vão atuar na conscientização da comunidade
Nos 13 bairros, agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde e voluntários vão realizar visitas nas residências para orientar a comunidade sobre medidas de prevenção. Também serão instaladas placas nos bairros para reforçar que o descarte irregular é crime ambiental com aplicação de multa.
Os agentes da Guarda Civil Municipal vão atuar à paisana em diversas regiões da cidade mapeadas pela equipe da Secretaria de Limpeza Urbana para reforçar a fiscalização. Em caso de flagrante de descarte irregular, os agentes vão registrar a ocorrência e encaminhar para aplicação de multa pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM).
Na sexta e no sábado, toda a comunidade também é convocada a participar do mutirão regional. A mobilização é para que as cada pessoa separe 10 minutos do dia e realize uma vistoria em casa e nos quintais, com atitudes simples que podem eliminar focos do mosquito da dengue:
- Tampar caixas d’água, ralos e pias;
- Colocar areia nos vasos de plantas;
- Retirar a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lavar com água e sabão;
- Entre outras ações.
O grande mutirão regional envolverá Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari e demais cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O prefeito Silvio Barros destacou a importância da ação conjunta entre os municípios.
“O controle da dengue deve ser um compromisso diário de toda a população e não adianta atuarmos apenas em Maringá. Com essa ação regional, vamos trabalhar juntos e de forma concentrada para conscientizar a comunidade e eliminar focos do mosquito transmissor da doença”, disse.
Coleta seletiva
Com a mobilização de toda a equipe de servidores e maquinários para controle da dengue, não haverá coleta seletiva na sexta-feira, 7, e sábado, 8. Os 14 caminhões da coleta seletiva atuarão nestes dias na coleta de inservíveis e limpeza de fundo de vale. O serviço da coleta seletiva será retomado na segunda-feira, 10.
Comentários estão fechados.