Governador participa de Assembleia da Cocamar nesta quinta-feira em Maringá

O governador participa da Assembleia Geral Ordinária, que debate nova indústria de esmagamento de soja em Maringá, com previsão de ampliar em 70% a capacidade de processamento.

  • Com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a Cocamar promove nesta quinta-feira (6/2) a partir das 13h30 na Associação Cocamar em Maringá, Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas do exercício 2024. 

    O governador chega às 16h para participar da última pauta, que vai tratar da construção da nova indústria de esmagamento de soja da cooperativa, em Maringá, prevista para começar nos próximos dias e que deverá estar pronta em 2027.  

    A nova estrutura industrial, uma das maiores e mais inovadoras do país, terá capacidade para 5 mil toneladas de grãos/dia, volume que no futuro poderá ser ampliado para 7,5 mil toneladas, elevando em 70% a capacidade atual de processamento.

    A construção dessa nova indústria faz parte de um amplo redimensionamento do parque industrial da cooperativa, que começou nos últimos anos e contemplou a ampliação do recebimento das safras e da capacidade estática de armazenagem de grãos para as atuais 2,7 milhões de toneladas, entre várias outras melhorias.

    Essa indústria vai permitir à Cocamar, ainda, aumentar a neutralização da refinaria de óleo das atuais 200 mil toneladas/ano para 350 mil e, no futuro, a capacidade de sua indústria de biodiesel, além de demandar a construção de um novo terminal rodoferroviário para dar vazão à quantidade a ser produzida de farelo e óleo, e ampliar a capacidade de armazenamento de farelo e do pátio de triagem para comportar a expansão do fluxo de caminhões.

    O conjunto de realizações considera um investimento superior a R$ 1,5 bilhão, parte do qual já consumado na ampliação da capacidade de armazenagem, utilizando agora, como uma das fontes de recursos, uma linha de financiamento obtida junto à Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, instituição pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Comentários estão fechados.