Licitação para compra de kits escolares deverá ser aberta na próxima semana, afirma secretário de Educação de Maringá

Suspenso em novembro de 2024 após quatro pedidos de impugnação, edital não foi reaberto pelo município até o momento. Em entrevista ao Maringá Post, Fernando Brambilla afirmou que alunos começarão ano letivo com kits menores, remontados a partir da reserva técnica da Secretaria de Educação (Seduc).

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Prefeitura de Maringá se prepara para lançar, até a próxima semana, um edital para a compra de kits escolares para alunos da rede municipal de ensino. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação da cidade, Fernando Brambilla, que concedeu entrevista ao Maringá Post nesta quinta-feira (23).

    Uma licitação prevendo a compra de pouco mais de 90 mil kits escolares para os estudantes maringaenses chegou a ser aberta em outubro de 2024. Na ocasião, o município se dispôs a pagar até R$ 38 milhões pelas aquisições, mas o edital foi suspenso após receber quatro pedidos de impugnação. Havia a expectativa de que a licitação fosse reaberta ainda em 2024 após passar por adequações, o que não ocorreu.

    De acordo com o secretário, o processo de compra será refeito pela atual administração. A expectativa é de que, após o edital ser reaberto, toda aquisição seja concluída até o mês de abril.

    “Na época, foi suspenso o edital, foram corrigidas as especificações, mas ele não foi publicado novamente. Nós assumimos a gestão agora, fizemos a análise e devemos já estar publicando entre amanhã e o início da semana que vem. Então, a nova licitação ainda irá acontecer. A nossa expectativa aqui é que entre acontecer a licitação, a assinatura do contrato e a solicitação do material, todo o processo seja concluído próximo do mês de abril”, afirmou o secretário de Educação.

    Tradicionalmente, o kit escolar para os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em Maringá é composto por mochila, cadernos, lápis de cor, réguas e garrafas de água, entre outros itens. Segundo o secretário, para o início do ano letivo os estudantes receberão um kit menor, que está sendo remontado a partir da reserva técnica da Secretaria de Educação. O objetivo é que nenhum estudante comece o ano sem receber os kits.

    “Nós buscamos a reserva técnica que a pasta tinha, o kit do ano passado. Nós desmontamos os kits e estamos montando em kits menores, para que a gente possa, a partir do dia 6 de fevereiro, primeiro dia do ano letivo, entregar aos alunos da rede municipal de ensino”, resumiu.

    Ainda conforme Brambilla, a licitação de compra dos uniformes está mais adiantada. Segundo o secretário, pode haver um pequeno atraso para a entrega das camisetas, uma vez que o primeiro modelo enviado pela empresa para análise da Prefeitura foi reprovado. Mas, assim como os kits, o município também tem reserva técnica para o item.

    “O primeiro colocado entregou a peça piloto para a análise da equipe da Prefeitura, que foi reprovada e nós desclassificamos. O segundo colocado entregou a peça piloto dele, já está na fase final da avaliação, para a gente estar aprovando e solicitando. A camiseta, especificamente, poderá ter um atraso, porém, da mesma maneira que o kit de material escolar, nós temos uma reserva técnica, então todo aluno que ainda não é da rede municipal de educação e que venha se matricular, nós teremos o uniforme para passar a eles, e os alunos que continuam conosco do ano passado, de 2024 a 2025, eles iniciam com o uniforme no ano de 2024 e, quando recebermos a nova remessa, ela será distribuída aos alunos”, finalizou.

    Comentários estão fechados.