“Determinação do prefeito é para que as filas não ocorram mais”, afirma secretário de Educação de Maringá

Em entrevista ao Maringá Post, Fernando Brambilla afirmou que a cidade está em fase final de implantação de um sistema online para gestão de matrículas. Município aguarda fim do período de cadastro para entender o tamanho da demanda por vagas, diz secretário.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Maringá está em fase final de implantação de um sistema online de gestão de matrículas para a rede municipal de ensino, o que deverá permitir que os pais não precisem mais aguardar na fila por vagas nas unidades de ensino de forma presencial. Em entrevista ao Maringá Post, o secretário de Educação da cidade, Fernando Brambilla, falou sobre o assunto.

    Durante a madrugada, fotos e vídeos mostrando as longas filas de pais aguardando nas portas das escolas para entrarem no cadastro por vagas na rede integral viralizaram nos aplicativos de mensagens. O prefeito Silvio Barros e alguns vereadores foram conferir pessoalmente a situação.

    Segundo Brambilla, o fim da fila presencial foi uma determinação do prefeito, algo que não deverá mais ocorrer para os próximos anos. Ainda de acordo com o secretário, até o fim desta semana os servidores da Secretaria Municipal de Educação deverão passar por treinamento, para que o software online fique à disposição da comunidade em breve.

    “A determinação do prefeito é de que não aconteçam mais as filas. Inclusive o município já adquiriu um sistema de gestão educacional. Dentro desse sistema, nós temos outro, que são as matrículas online. Nós estamos em fase final de implantação e, até o fim desta semana, deveremos ter o treinamento dos nossos servidores e, a partir disso, colocaremos à disposição da comunidade”, disse.

    Ainda conforme Brambilla, o município ainda aguarda o término do período presencial de cadastro nas listas de espera para entender a atual demanda por vagas no período integral. Atualmente, são 40 unidades funcionando em período integral na cidade. Ele acredita, no entanto, que não haverão mais filas nos próximos dias.

    “Nós ainda estamos nesse período de inscrições presenciais, até o dia 24 de janeiro. Até lá, tudo seguirá presencial, mas acreditamos que não teremos mais essas filas nos próximos dias. Foi um gargalo, mas acreditamos que a partir de hoje já estará normalizado. Estamos esperando o fim do período para depois, termos tudo planilhado”, afirmou o secretário.

    Comentários estão fechados.